São Paulo, terça-feira, 10 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa é medida prevista no ECA

FREE-LANCE PARA

A AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A liberdade assistida é uma medida socioeducativa prevista no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Ela é uma das seis medidas de ação para infratores definidas no estatuto e presume a necessidade de acompanhamento da vida social do adolescente. Atualmente, 380 jovens de Belo Horizonte cumprem determinação judicial.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social fez um levantamento do perfil desses adolescentes, no dia 15 de fevereiro deste ano. Nessa data, 316 menores estavam cumprindo alguma medida; 232 já tinham terminado; e 20 haviam morrido.
De acordo com a gerente de medidas socioeducativas de BH, Carla Machado de Castro, do total de mortos, 19 foram assassinados.
Dos adolescentes que ainda cumpriam medida (316), 91% eram rapazes. Cento e seis jovens tinham 17 anos. Depois, vinham garotos de 18 anos (79), e de 16 anos (47).
A pesquisa comprova um dado conhecido pela sociedade: quanto menor o grau de escolaridade, maior a propensão do jovem de se enveredar pelo crime -23,4% tinham a quinta série; 13,3%, a sexta série; e 11,1%, a sétima série.

Drogas
Machado explica que o programa Liberdade Assistida prevê a colocação desses jovens na escola. Ela diz que "é fácil fazer eles irem para as salas de aula, o difícil é mantê-los". A principal causa da evasão, de acordo com a gerente, são as drogas.
O uso e o tráfico de entorpecentes respondem, respectivamente, por 7% e 7,3% dos tipos de atos infracionais.
A aposentada Maria das Dores da Costa, 55, voluntária há pouco mais de um ano, diz que os dois rapazes com quem trabalhou eram usuários.
Ela acredita que é necessário que haja um contrato com centros de internação de drogados para que a recuperação seja total. "Só a família e o governo não dão conta", afirma.
Setenta e cinco jovens (23,7%) cumpriam medidas socioeducativas por terem cometido algum furto, seguidos por aqueles que haviam cometido roubo (13,3%).


Texto Anterior: Voluntário quer relatar experiência em livro
Próximo Texto: Saúde: Verbas foram mal administradas, diz gerência epidemiológica de RO
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.