São Paulo, sexta, 10 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SC reduz cortes de energia

ESTANISLAU MARIA
da Agência Folha, em Florianópolis

A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) vem diminuindo o corte de energia no Estado. Para ontem, havia a previsão de manter ligados 73% dos circuitos que a empresa foi obrigada a desligar no primeiro dia, depois do acidente nas torres de Itaipu.
Na terça-feira, começou um rodízio de cortes e foram desligados 110 megawatts (83 mil instalações). Anteontem, foram desligados 94 megawatts entre 18h25 e 19h40. Para ontem, era previsto um desligamento de 30 megawatts (22 mil instalações) entre 18h30 e 19h.
Se a instalação for uma casa, cinco pessoas, em média, são afetadas. Isso significa que 305 mil pessoas teriam a energia elétrica "devolvida". A população do Estado é de cerca de 4,9 milhões de pessoas.
Segundo a empresa, a falta de energia vem sendo distribuída por todo o Estado, sem concentrar blecautes em uma única região. No primeiro dia, faltou luz em bairros de Florianópolis, Criciúma, Tubarão, Chapecó, Lages, Blumenau, Joinvile e Rio do Sul. Para ontem, a previsão era de desligar localidades diferentes.
Se o consumo cair, o rodízio de cortes pode ser suspenso durante o feriado.
Os circuitos alimentadores que abastecem hospitais, aeroportos, grandes centros comerciais e industriais estão, por enquanto, fora do rodízio.
A direção da Celesc espera a recuperação de uma linha de transmissão para domingo. Se o abastecimento não for normalizado, o rodízio continua na segunda-feira.
Em Minas Gerais, não houve registro de falta de energia elétrica ontem.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.