São Paulo, quinta-feira, 10 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIGARRO

Governos querem indenização

3 Estados entram com ação contra fabricantes

DA AGÊNCIA FOLHA

Pará, Paraná e Rondônia e as cidades de Belo Horizonte e João Pessoa entraram com ação na Justiça de Miami nesta semana contra empresas tabagistas dos EUA.
Esses governos querem receber gastos do sistema público de saúde com males do cigarro e indenização "por danos morais, devido à publicidade, que induz a população a consumir esses produtos", segundo a consultora Luciana Pereira Gomes, que trabalha para a Prefeitura de João Pessoa. Segundo ela, a indenização será negociada.
Segundo o diretor da Procuradoria do Estado do Paraná, José Anacleto, foi contratado um escritório de advocacia dos EUA para mover a ação. "Se ganharmos a ação, pagamos os honorários; se perdermos, não pagamos nada."
Fabricantes de cigarro haviam contestado o processo, alegando que uma unidade federativa de outro país não poderia ajuizar o processo. Em 1998, as indústrias firmaram acordo com Estados norte-americanos, pelo qual pagarão US$ 246 bilhões em 25 anos por danos causados pelo fumo.



Texto Anterior: Troca de dados leva à prisão de foragido
Próximo Texto: Tortura: Brasil diz a ONU que 16 já foram punidos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.