São Paulo, domingo, 10 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Casas de modernistas são adaptadas para oficinas culturais em São Paulo

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Ainda se veem no chão as marcas das cadeiras de dentista que atendiam a população no início do século 20, quando o prédio, onde hoje funciona a Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro (centro de São Paulo), abrigava a faculdade de Odontologia da USP.
A reforma do piso, de pastilhas originais, é uma das etapas do restauro pelo qual o edifício de 1905, tombado, está passando.
No prédio, há cursos gratuitos, e os ensaios da São Paulo Companhia de Dança, mantida pelo governo do Estado e que desde 2008 tem no local sua sede provisória. O corpo de dança abandonará o edifício -que consumiu R$ 290 mil em reformas para abrigá-lo- assim que sua sede definitiva ficar pronta.
Quando a mudança ocorrer, as salas -que ganharam pisos reforçados e espelhos, além de local para produção de figurinos e área de convivência- passarão a abrigar oficinas de dança, ampliando as opções de cursos.
Segundo o coordenador Jurandy Valença, as oficinas mais procuradas são de moda (devido à grande quantidade de confecções da região), teatro, fotografia e gravura -xilogravura e em metal.
O cortador de tecidos José Romildo de Sousa Silva, 34, gostou tanto do curso que virou monitor. Ele passou a imprimir suas gravuras em chapas de raio x, aplicando imagens em radiografias do corpo humano, uma delas exposta sobre uma caixa de luz fria.
A próxima etapa do restauro do prédio, cujo custo ainda está em negociação, prevê melhorias na galeria de exposições, restauro dos vitrais, colocação de bancos, construção de um café e de um elevador para deficientes e a reforma do teatro.
Oficinas culturais também ocorrem na antiga casa do poeta e ensaísta Mario de Andrade (1893-1945), outro edifício tombado. "Pessoas ainda ligam aqui querendo falar com ele", diz a coordenadora Rosa Artigas, que conta que há quem já tenha ouvido o piano dele - "que não afina mais porque é muito antigo"- no meio da noite.
O local foi residência do artista de 1921 até sua morte. Hoje, abriga cursos sobre palavra, incluindo dramaturgia, roteiro de cinema e blogs.


Texto Anterior: União cria grupo para proteger militantes
Próximo Texto: Sumaré: Acidente entre trem e moto mata uma pessoa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.