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Campanha da empresa enfoca "preocupação ambiental"
DA REPORTAGEM LOCAL
Em abril -quando a Folha divulgou pela primeira vez o caso da
Vila Carioca-, a Shell iniciou
uma campanha publicitária centralizada em duas questões: "responsabilidade social" e "preocupação ambiental".
A campanha foi composta por
dois comerciais de 60 segundos
para TV -feitos pela agência
JWT de Londres- e quatro
anúncios impressos, dos quais
três são de autoria da filial carioca
da mesma agência. A veiculação
foi concentrada nos meses de
abril, maio e início de junho.
A empresa afirma, contudo, que
a campanha já estava planejada
anteriormente e não teve o objetivo de gerenciar uma provável crise de imagem gerada pela contaminação da Vila Carioca.
"Não foi realizada qualquer
campanha nesse sentido", afirmou, por meio de nota oficial, a
gerente de Desenvolvimento Sustentável da Shell Brasil, Simone
Guimarães.
Os comerciais foram divulgados em vários países. Aqui, a campanha foi exibida em revistas, jornais e emissoras de TV aberta
(Rede Globo) e paga (GNT, Globonews e Sportv).
Cenário brasileiro
Apesar de realizado pela JWT de
Londres, um dos filmes foi produzido no Brasil e mostra a geóloga
da Shell Frances Abbots-Guardiola dizendo que é possível conciliar
exploração petroquímica com
conservação da natureza.
O cenário escolhido para a gravação foi Parati, no litoral do Rio
de Janeiro.
O filme já estava pronto desde
1998. Depois de poucas inserções
em canais de TV paga em 1999, foi
engavetado e só chegou a ser exibido na TV aberta neste ano.
O outro filme da campanha é
novo, foi filmado na Itália no início de 2002 -mas a estréia mundial aconteceu nas TVs brasileiras. O anúncio mostra um cientista da Shell falando sobre o desenvolvimento de combustíveis mais
limpos, testados em carros da
equipe Ferrari de Fórmula 1.
A Shell não divulgou os custos
da campanha nem o número de
inserções realizadas na TV. Também não explicou por que o filme
de 1998 só foi exibido agora.
Um minuto de comercial no intervalo do Jornal Nacional, da TV
Globo, custa, aproximadamente,
R$ 350 mil.
A Shell é uma das 150 maiores
anunciantes do país. No ano passado, a empresa investiu R$ 8,2
milhões em publicidade.
(RE)
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