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TELEFONIA
Problema durou 3 h e pode ter sido causado por sobrecarga de energia
Pane deixa 140 mil telefones mudos em Minas Gerais
da Agência Folha, em Belo Horizonte
da Sucursal de Brasília
Uma pane em um equipamento
de transmissão telefônica da Telemar, empresa que desde o segundo
semestre de 98 opera a telefonia fixa em 16 Estados, deixou cerca de
140 mil usuários da Grande Belo
Horizonte sem telefone por quase
três horas na noite de anteontem.
O problema afetou 80 mil dos
1,05 milhão de usuários do sistema
Telemar e também 60 mil clientes
(20% do total) da Telemig Celular,
que utiliza temporariamente o sistema de transmissão da Telemar
para integrar suas antenas e centrais telefônicas.
O presidente da Telemar Minas,
Ivan Ribeiro de Oliveira, descartou
ontem problemas de manutenção
como causa da pane. "Foi um caso
fortuito, inesperado e difícil de
acontecer."
Segundo ele, o sistema de transmissão foi cortado por causa de
um surto de energia que gerou sobrecarga e provocou a abertura de
um fusível do equipamento de
transmissão.
Segundo ele, a última vez em que
aconteceu um problema parecido
foi em 1987, quando estavam sendo implantadas em Belo Horizonte
as primeiras centrais digitais.
Naquela época, a operação da telefonia em Minas Gerais estava a
cargo da estatal Telemig, então
considerada referência no setor.
O problema de anteontem começou às 20h35 e só foi totalmente
normalizado às 23h05, segundo a
empresa. A demora foi por causa
do horário da pane. "Se fosse de
dia, teria sido solucionada em dez
minutos", disse Oliveira.
A região mais afetada foi a centro-sul. Usuários de 15 prefixos diferentes (todos digitais) ficaram
com os telefones mudos. Quem ligava para os números ouvia o sinal
de ocupado.
Empresas que fazem vendas por
telefone, como pizzarias, reclamaram de prejuízo. A Central de Leitos da prefeitura deixou de atender
a 20% dos chamados.
O presidente da empresa em Minas disse que, já que não foi falha
da empresa, não há justificativa
para que ela banque eventuais perdas. A Telemar enviou um comunicado oficial para a Anatel, agência que fiscaliza os serviços de telefonia, para justificar a pane.
A Anatel espera para hoje um relatório da Telemar. Com base nesse relatório, amanhã a Anatel decide se há ou não motivos para se
abrir um processo administrativo
ou mesmo aplicar alguma sanção à
operadora, se for constatado, por
exemplo, falha na manutenção.
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