São Paulo, Quinta-feira, 10 de Junho de 1999
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TELEFONIA
Problema durou 3 h e pode ter sido causado por sobrecarga de energia
Pane deixa 140 mil telefones mudos em Minas Gerais

da Agência Folha, em Belo Horizonte

da Sucursal de Brasília Uma pane em um equipamento de transmissão telefônica da Telemar, empresa que desde o segundo semestre de 98 opera a telefonia fixa em 16 Estados, deixou cerca de 140 mil usuários da Grande Belo Horizonte sem telefone por quase três horas na noite de anteontem.
O problema afetou 80 mil dos 1,05 milhão de usuários do sistema Telemar e também 60 mil clientes (20% do total) da Telemig Celular, que utiliza temporariamente o sistema de transmissão da Telemar para integrar suas antenas e centrais telefônicas.
O presidente da Telemar Minas, Ivan Ribeiro de Oliveira, descartou ontem problemas de manutenção como causa da pane. "Foi um caso fortuito, inesperado e difícil de acontecer."
Segundo ele, o sistema de transmissão foi cortado por causa de um surto de energia que gerou sobrecarga e provocou a abertura de um fusível do equipamento de transmissão.
Segundo ele, a última vez em que aconteceu um problema parecido foi em 1987, quando estavam sendo implantadas em Belo Horizonte as primeiras centrais digitais.
Naquela época, a operação da telefonia em Minas Gerais estava a cargo da estatal Telemig, então considerada referência no setor.
O problema de anteontem começou às 20h35 e só foi totalmente normalizado às 23h05, segundo a empresa. A demora foi por causa do horário da pane. "Se fosse de dia, teria sido solucionada em dez minutos", disse Oliveira.
A região mais afetada foi a centro-sul. Usuários de 15 prefixos diferentes (todos digitais) ficaram com os telefones mudos. Quem ligava para os números ouvia o sinal de ocupado.
Empresas que fazem vendas por telefone, como pizzarias, reclamaram de prejuízo. A Central de Leitos da prefeitura deixou de atender a 20% dos chamados.
O presidente da empresa em Minas disse que, já que não foi falha da empresa, não há justificativa para que ela banque eventuais perdas. A Telemar enviou um comunicado oficial para a Anatel, agência que fiscaliza os serviços de telefonia, para justificar a pane.
A Anatel espera para hoje um relatório da Telemar. Com base nesse relatório, amanhã a Anatel decide se há ou não motivos para se abrir um processo administrativo ou mesmo aplicar alguma sanção à operadora, se for constatado, por exemplo, falha na manutenção.



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