São Paulo, Quinta-feira, 10 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia vai investigar Dito Salim e Mellão

SÍLVIA CORRÊA
da Reportagem Local

O vereador Dito Salim (PPB) e o presidente da Câmara Municipal, Armando Mellão (sem partido), serão os próximos alvos das investigações da Polícia Civil e do Ministério Público.
Os dois foram citados por testemunhas, vítimas e acusados da máfia da propina como conhecedores de esquemas de corrupção nas regionais que controlam, Itaquera e São Miguel, respectivamente.
O vereador Salim está intimado a depor amanhã. A data do depoimento de Mellão ainda não foi definida. Os dois inquéritos estão sendo conduzidos pelo delegado Naief Saad Neto.
A polícia tem também entre seus próximos passos concluir as investigações do esquema de corrupção nas Regionais da Lapa e de Pirituba. Por envolvimento nessas redes de corrupção, já foram indiciados pelo delegado Romeu Tuma Jr. os vereadores José Izar (PFL) e Maeli Vergniano (sem partido).
Além de terem indícios mais claros de corrupção, as quatro regionais citadas também concentram o maior número de denúncias anônimas. A incidência de denúncias foi um dos critérios da polícia para definir a ordem das investigações.
Os inquéritos que apuram a ação da máfia da propina em outras dez regionais -Jaçanã-Tremembé, Freguesia do Ó, Pinheiros, Vila Prudente, São Mateus, Vila Formosa, Santana, Santo Amaro e Vila Mariana- ainda estão em fase inicial, ou seja, as acusações se limitam a fiscais e supervisores.

PAS
A estratégia utilizada para apurar a ação da máfia nas regionais já está sendo adotada na investigação do PAS (Plano de Atendimento à Saúde). O objetivo é desvendar a estrutura da rede de corrupção num dos módulos para, depois, identificar os membros da quadrilha nas outras unidades.
Já estão sob investigação os módulos 3, 7 e 11, que foram controlados pelos vereadores Jooji Hato (PMDB), Wadih Mutran (PPB) e Hanna Garib (suspenso do PPB, hoje deputado estadual).
O Anhembi e a Prodam também são alvos de investigação.



Texto Anterior: "Politização causou fim da CPI'
Próximo Texto: Pedida a cassação de José Izar e Maeli
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.