São Paulo, Segunda-feira, 10 de Julho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Para parlamentar, objetivo não é conquistar votos

DA REPORTAGEM LOCAL

Os vereadores desconversam quando questionados sobre a prática de clientelismo para manter fiel seu eleitorado.
O vereador cardiologista Paulo Frange (PTB) confirma que faz caridade, mas nega que o alvo sejam seus eleitores.
Nascido em Uberaba, no Triângulo Mineiro, Frange diz que ajuda instituições em sua cidade. Por causa disso, é um dos clientes da Cirúrgica Pitta, em Pirituba, loja especialista em produtos hospitalares, como cadeiras de roda, bengalas e aparelhos para pressão.
Em cima dos letreiros da loja há um cartaz com a propaganda de Frange, nas mesmas cores e com o mesmo tipo de letra da propaganda da cirúrgica.
Frange confirma que costumava fazer doações para moradores de São Paulo, mas diz que parou em 1993, "quando a situação do país ficou ruim". Jooji Hato (PMDB), que foi acusado de abuso econômico na eleição de 1996 porque utilizava ambulâncias, diz que não adota mais essa prática.
Quanto às ambulâncias, afirma que pertencem à sua clínica, localizada em Diadema (Grande São Paulo), e transportavam pacientes para serem tratados em São Paulo.
O vereador Jorge Taba (PSB) confirma a ajuda às igrejas. "A gente é ecumênico. Eu ajudo as igrejas budista, católica, evangélica, todas elas."
Embora admita fazer doações, Edvaldo Estima (PPB) rejeita o caráter eleitoral. Segundo ele, eleitores o abandonaram após terem ajuda negada. "Já perdi amigos por ser sincero. Mas tenho limites."
Toninho Paiva (PFL) cita como evidências de que o seu trabalho é "social", e não clientelista, o fato de manter a mesma atuação durante os quatro anos de mandato.
Ele nega ter ambição de se perpetuar no cargo. Afirma ainda que quase parou com a vida pública. "Voltei atrás por causa dos apelos."
Gilson Barreto (PSDB) também nega interesses eleitorais nas ajudas que oferece em seu espaço político e cultural.



Texto Anterior: Câmara analisa pedido de cassação
Próximo Texto: Prefeito e Yunes negam interesse na mudança
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.