São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro irá combater Aids na Rússia

DO ENVIADO ESPECIAL

O brasileiro Pedro Chequer, 51, será enviado pela Unaids para cuidar das questões da Aids em Moscou. A Unaids, programa das Nações Unidas, é a principal força internacional de combate à epidemia.
A Rússia tem uma população de infectados que beira os 3 milhões. Não há distribuição de remédios, a epidemia dobra a cada ano e 90% das novas contaminações ocorrem entre usuários de drogas injetáveis.
"É preciso começar por um levantamento epidemiológico, porque os números não são confiáveis", diz Chequer, que foi vice-coordenador e coordenador do Programa Nacional de Aids de 1987 a 2000. Ele ocupa hoje o posto de representante da Unaids para o Cone Sul, em Buenos Aires e em agosto partirá para Moscou.
Formado em medicina, ele fez mestrado em saúde pública na USP e na universidade de Berkeley, Califórnia. Foi membro do antigo Partido Comunista Brasileiro no período estudantil e chegou a se inscrever para cursar medicina em Moscou.
A escolha de Chequer para essa missão deve-se ao sucesso do programa de Aids implantado no Brasil.


Texto Anterior: Brasil investe em pesquisa de vacina anti-HIV
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.