São Paulo, terça-feira, 10 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornais europeus reclamam de eleição do Cristo Redentor

Espanhol "El Mundo" chamou as escolhas de "farsa"

DA SUCURSAL DO RIO

A escolha das sete novas maravilhas do mundo, que teve seu resultado divulgado sábado em Portugal, gerou reações na imprensa de países que não tiveram monumentos escolhidos. A estátua do Cristo Redentor, no Rio, ficou em terceiro lugar, entre as sete escolhidas.
Na Espanha, que concorria com o palácio muçulmano de Alhambra, na Andaluzia, o jornal "El Mundo" chamou a eleição de "farsa em escala global" em editorial publicado ontem. Os espanhóis se sentiram profundamente decepcionados ao conhecerem o resultado, dizia o texto. Eles atribuíram a vitória do Cristo Redentor ao número de habitantes no Brasil.
Como a votação se deu pela internet e por telefones celulares, o potencial de número de votos seria maior no Brasil.
Para o "El País", principal jornal espanhol, Alhambra nunca esteve entre os favoritos, e o número de votos recebidos -100 milhões- foi tão redondo que chega a ser suspeito.
Na França, que era representada pela Torre Eiffel -também não escolhida-, o jornal "Le Figaro" questionou o número final de votos e lembrou que, como o limite era de um voto por endereço eletrônico, nada impedia que cada pessoa usasse vários endereços.
Além do Cristo Redentor, foram eleitos Grande Muralha (China), Petra (Jordânia), Machu Picchu (Peru), Chichén Itzá (México), Coliseu (Itália) e o Taj Mahal (Índia).


Texto Anterior: Prefeitura diz que local é pouco utilizado e despeja ONG de viaduto João Moura
Próximo Texto: Fortaleza: Após ser detido, inglês morre dentro de delegacia no CE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.