São Paulo, terça-feira, 10 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura diz que local é pouco utilizado e despeja ONG de viaduto João Moura

DANIEL BERGAMASCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Subprefeitura de Pinheiros deu prazo até o dia 25 para que a ONG Lar do Alvorecer Cristão desocupe sua sede no viaduto João Moura, em Pinheiros, onde mantém um centro de distribuição gratuita de sopa para moradores de rua desde 2002.
A decisão foi publicada em "Diário Oficial" no dia 29 de junho. Três dias depois, o presidente da entidade, Walter Roberto Battaglia, 57, recebeu uma intimação judicial para desocupar a área. "Foi uma surpresa, um baque, porque nada foi discutido conosco", reclama.
A prefeitura diz que o local é subutilizado, já que a maioria das atividades da entidade é feita à noite e aos finais de semana, informação confirmada pela ONG. A idéia é instalar lá um projeto ligado a catadores de lixo.
"Aqui temos treinamento de voluntários do CVV [Centro de Valorização à Viva], por exemplo, durante o dia", diz Battaglia. A entidade tem cerca de 50 funcionários, orçamento de aproximadamente R$ 80 mil por mês e seis outras sedes, entre elas uma creche e uma escola. O salão espaçoso, onde há festas esporádicas para arrecadação de recursos, não é usado na maior parte dos dias.
A ONG procurou assessores da subprefeitura para pedir a revogação do pedido de retirada. Argumenta que suas outras sedes, comprometidas com outras atividades, não são suficientes para abrigar a distribuição das cerca de 120 sopas por dia.
"Investimos cerca de R$ 100 mil em estrutura, a partir de doações. Trocamos pisos, fizemos isolamento acústico", diz Battaglia. A ONG deve entrar na Justiça para permanecer no local.


Texto Anterior: Blitz da prefeitura contra camelôs atingirá Pinheiros
Próximo Texto: Jornais europeus reclamam de eleição do Cristo Redentor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.