São Paulo, Sábado, 10 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presos do PR dão aulas para crianças

da Agência Folha, em Curitiba

Um delegado com fama de violento desenvolve há dois anos um programa de ressocialização de presos em que os principais beneficiados são crianças carentes.
O delegado Mário Sérgio "Bradock" separou um grupo de presos com bom comportamento para ensinar profissões e construir um complexo esportivo ao lado da delegacia de Rio Negro (PR) para crianças carentes.
Os presos que possuem habilidades ensinam mecânica, serigrafia e panificação. Ainda cuidam da limpeza de praças e da manutenção do complexo esportivo.
Além dos 12 presos que atuam no programa, oito voluntários também ensinam profissões e até idiomas para as crianças. Em troca, os presos têm as penas reduzidas, ficam em alojamentos em vez das celas, têm TV a cabo, praticam esportes e podem participar de churrascos no fim-de-semana.
Desde que foi implantado há cerca de dois anos, 60 presos passaram pelo programa. Quando têm as penas cumpridas, as vagas são abertas para novos detentos que apresentem bom comportamento. O programa atende a cerca de 400 crianças.
O delegado Mário Sérgio afirmou que detentos com todos os tipos de pena podem participar do programa, exceto traficantes. Na delegacia de Campo Largo, 40 detentos cumprem penas atualmente.
O delegado só anda vestido com farda militar pela cidade, o que desperta contrariedade de parte da população. Ele adotou como sobrenome Bradock, personagem do ator norte-americano Chuck Norris.


Texto Anterior: Dois são mortos ao sair de táxi em SP
Próximo Texto: Filho do Wando é libertado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.