UOL


São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doença aparece na adolescência, revela pesquisa

DA REPORTAGEM LOCAL

Não existe consenso entre os urologistas sobre a indicação da microcirurgia de varicocele a adolescentes. Para o médico Edson Borges Júnior, ela deve ser feita em jovens que já apresentem testículos diminuídos ou baixa qualidade seminal.
Na opinião do urologista Agnaldo Cedenho, do setor de reprodução humana da Unifesp, a doença é progressiva e "quanto mais cedo for feita a cirurgia, melhor".
Cedenho e sua equipe realizaram o primeiro estudo no Brasil sobre a varicocele em adolescentes. Foram avaliados 360 alunos de uma escola técnica, com idade média de 16 anos. A doença foi diagnosticada em 27% dos alunos.
Desse total, dois terços estavam em grau avançado. Dez por cento desses jovens operaram as varizes, e 60% deles apresentaram melhora na qualidade do sêmen. O próximo passo da pesquisa é conseguir um marcador molecular que identifique os jovens que poderão ter a sua fertilidade comprometida.
Os urologistas são unânimes em defender que, por volta dos 16 anos, os jovens façam a sua primeira consulta para avaliar os testículos.

Texto Anterior: Para urologista, ainda há preconceito
Próximo Texto: Plantão médico: Cirurgia controla convulsão em bebê
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.