UOL


São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Cirurgia controla convulsão em bebê

JULIO ABRAMCZYK

No dia 24 de julho último um bebê de dois meses foi operado de hemisferectomia -a retirada total de um dos hemisférios cerebrais- no Centro de Cirurgia de Epilepsia do Hospital Brigadeiro (SP), pertencente ao SUS. A operação foi o último recurso para o tratamento de uma forma rara de epilepsia provocada por malformação congênita (hemimegaloencefalia), onde um dos hemisférios cerebrais apresenta-se gigante, em comparação com os de tamanho normal.
A operação foi realizada pelo médico Arthur Cukiert, chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do hospital. O pequeno paciente está bem. Até a cirurgia, havia passado apenas três dias dos seus dois meses de vida em casa, com a mãe; os outros dias, em UTIs, em consequência das crises incontroláveis de epilepsia.
Em adultos, a ocorrência de problemas em um dos hemisférios cerebrais pode provocar perda da função cerebral na área e paralisia de um lado do corpo (hemiplegia) ou levar à afasia (o paciente não consegue falar).
Mas a retirada de um hemisfério cerebral em bebês, explica Cukiert, é muito bem tolerada graças à plasticidade cerebral -a capacidade que o cérebro infantil tem de se reorganizar- e a criança não irá apresentar posteriormente déficit motor, isto é, dificuldade para andar ou brincar.
Intervenções do gênero, e nesta idade, são raras. Em todo o mundo, registra-se pouco mais de dez.

BOCA

Odontologia estuda risco cardiovascular A relação entre problemas periodontais e fator de risco cardiovascular é estudada no Brasil. Há dois anos, o professor Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes, da Associação Brasileira de Ensino Odontológico de SP, concluía em tese de mestrado que perdas dentárias e doença periodontal tinham relação mais frequente com doença cardiovascular do que fatores como tabagismo e diabetes. Em 2002, a professora Lenize Zanotti Dias constatava, na UFRJ, a presença de microorganismos associados com doença periodontal destrutiva em material coletado em cardíacos.

VIDA


Curso prático ensina ressuscitação cardíaca
Os cursos ACLS - Suporte Avançado à Vida, de treinamento prático de ressuscitação cardíaca com bonecos especiais, estão programados pela Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) para médicos, estudantes de medicina, enfermeiros e fisioterapeutas. Nos dias 16 e 17, o curso será dado em Jundiaí. Nos dias 20 e 21, em Campinas. A inscrição custa R$ 500 para sócios e R$ 550 para não-sócios (tel.: 0/xx/ 11/3179-0044).

E-mail - julio@uol.com.br

Texto Anterior: Doença aparece na adolescência, revela pesquisa
Próximo Texto: Mortes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.