São Paulo, segunda, 10 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INCÊNDIO
Incra suspeita de invasores de terra
Fogo ameaça no PA reserva
de castanheiras

DÉCIO SÁ
da Agência Folha, em São Luís

O incêndio na fazenda Bamerindus, no sul do Pará, está fora de controle e o fogo avança em direção à maior reserva de castanheiras do Estado, que tem 28 mil hectares e faz parte da propriedade.
A informação é de Francisco Assis, um dos coordenadores do combate ao incêndio e agente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na região.
Ele disse que, dos 58 mil hectares da fazenda, "de 10 mil a 12 mil hectares estão sendo queimados". Assis coordena a operação de dentro da fazenda Bamerindus.
"Por enquanto o fogo só destruiu área de pasto, mas o incêndio avança em direção à reserva de castanheiras", afirmou.
Assis disse que cerca de 40 pessoas, a maioria sem experiência em combate a incêndio, trabalham para apagar o fogo.
A equipe é formada por oito agentes do Ibama, oito da Polícia Federal e nove do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Os outros são ex-funcionários da fazenda assentados na área.
"São muitos focos de fogo e é difícil combater porque não temos equipamentos", afirmou Assis.
"Novo Roraima'
O superintendente do Incra em Marabá (PA), Vitor Hugo da Paixão Melo, fez um apelo ontem às autoridades locais e nacionais para que ajudem a combater o fogo.
"Infelizmente, em Marabá não temos estrutura de combate a incêndios. Não queremos ver isso transformado em um novo Roraima", disse Melo, referindo-se ao incêndio que atingiu Roraima no primeiro semestre deste ano.
Melo disse não saber que o incêndio estava fora de controle. Ele disse ter estado na área anteontem e ter sido informado de que o incêndio estava controlado.
O superintendente disse que, até sábado, o fogo tinha destruído 6.500 hectares de pastagem e uma ponta da mata. Segundo Melo, a hipótese mais provável para o descontrole do incêndio são os ventos fortes da região. Os 58 mil hectares da fazenda estão nos municípios de Eldorado do Carajás, São Geraldo do Araguaia e Piçarra, todos no sul do Estado. O Incra suspeita que madeireiros e invasores tenham causado o incêndio.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.