São Paulo, segunda, 10 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Posto especial terá
vacina anticatapora

da Reportagem Local

O Ministério da Saúde liberou a vacina contra a catapora (varicela) para ser aplicada nos Centros de Referência Imunobiológicos Especiais, que atende doentes com perfil especial.
Segundo Maria de Lurdes de Sousa Maia, coordenadora do programa nacional de imunizações da Fundação Nacional da Saúde, podem tomar a nova vacina principalmente pacientes com imunidade baixa, como, por exemplo, pessoas desnutridas, com leucemia, Aids e linfoma.
O novo medicamento será distribuido a partir do próximo ano para os 21 centros, em 17 Estados -ainda não estará disponível em toda a rede pública. A catapora é transmitida pela via respiratória e pelo contado pela pele.
Segundo Maria de Lurdes, para receber o medicamento, os médicos devem encaminhar seus pacientes aos centros de referência, onde outros profissionais farão um novo exame para poder indicar a vacina mais apropriada.
A maioria das pessoas que são atendidas nesses centros é criança, segundo a coordenadora.
Os centros já colocam à disposição desses pacientes especiais outras vacinas, como, por exemplo, hepatite A e B e vacina de vírus inativos contra a poliomielite (paralisia infantil).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.