São Paulo, Terça-feira, 10 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura de SP fará vistoria em delegacia

MARCELO OLIVEIRA
da Reportagem Local

A Comissão Integrada de Fiscalização (CIF) da Prefeitura de São Paulo deve realizar, a partir da próxima semana, vistorias em delegacias da cidade.
Técnicos de várias áreas, do Contru (que verifica a segurança de construções) à Secretaria de Abastecimento (Semab), verificarão desde condições de segurança dos prédios à higiene dos presos.
Segundo o presidente da CIF, Carlos Alberto Venturelli, a prefeitura deve agir em conjunto com uma comissão designada pela Delegacia Geral de Polícia.
"O Desgualdo (Marco Antonio, delegado-geral) se mostrou propenso a ajudar, mas, semana que vem, a gente começa de qualquer jeito, porque não dá mais para esperar", disse Venturelli.
O chefe da fiscalização municipal disse que só não começou ainda as vistorias porque há três inspeções de bares previstas até o fim-de-semana.
A prefeitura foi alertada sobre a situação das delegacias por meio de um ofício assinado por 14 entidades representantes de policiais e delegados da Polícia Civil. "A prefeitura foi acionada e temos de agir", disse.
O ofício denuncia que as instalações hidráulicas e sanitárias são insuficientes e inadequadas, ocorrendo o risco de transmissão de doenças, que há imóveis com risco de desabamento por estarem situados sobre túneis escavados pelos presos e que as instalações elétricas das celas são gambiarras preparadas pelos detentos.
Fora isso, as associações e sindicatos de policiais reclamam de falta de treinamento. "Os policiais não estão treinados para um incêndio e as delegacias que têm menos presos têm 130", disse Vanderlei Bailoni, presidente da Associação dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo.
O delegado-geral foi procurado para confirmar a adesão da polícia às vistorias, mas não havia respondido até as 19h.


Texto Anterior: Bancos querem explicação de desvio
Próximo Texto: Medicamentos: SDE vai apurar abuso em 7 laboratórios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.