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URBANISMO
Prefeitura inicia retirada de muros e grades do atual corredor de ônibus; para Marta, avenida será símbolo da modernidade
Degradada, Nove de Julho ganha reforma
DA REPORTAGEM LOCAL
Após "dirigir" uma escavadeira
e demolir parte do canteiro central com uma marreta, a prefeita
Marta Suplicy (PT) deu início ontem às obras de requalificação do
corredor Santo Amaro-Nove Julho -um dos principais exemplos de degradação urbanística de
São Paulo. Criado na década de
80, o corredor de ônibus comprometeu a habitação e o comércio
ao longo dessas duas avenidas.
"Assim como era o símbolo da
feiúra, a Nove de Julho vai ser o
símbolo da modernidade na cidade quando a gente acabar a obra",
afirmou Marta ontem.
Dos 14,8 km do corredor, 11,2
km passarão pela reforma. Para o
secretário dos Transportes, Jilmar
Tatto, o trecho restante está em
boas condições. Até julho do próximo ano, serão revitalizados
aproximadamente 8 km, com um
custo de R$ 30 milhões, financiados pelo BNDES.
O trecho entre as avenidas Juscelino Kubitschek e Bandeirantes,
porém, ainda não possui um calendário de obras definido. A reforma nessa área será mais ampla
(inclui a construção de um bulevar) e está vinculada à realização
de uma operação urbana.
"Passa-rápido"
O principal aspecto do projeto é
a transformação do corredor em
um "Passa-rápido". Isto significa
que as faixas exclusivas para ônibus não serão mais segregadas do
resto da pista por muros e grades.
Os ônibus trafegarão somente pela esquerda, em uma faixa delimitada apenas por uma linha no
chão.
Os veículos serão adaptados para que o embarque e desembarque de passageiros passem a ser
feitos pelo lado esquerdo, em paradas localizadas em um canteiro
central. Segundo a prefeitura, cada abrigo terá um painel com
mensagens atualizadas sobre o
horário dos ônibus.
O serviço será possível por meio
de um sistema informatizado, que
permite saber a localização exata
de cada ônibus via satélite. Os terminais Santo Amaro e Bandeira já
dispõem dessa tecnologia e fazem
esse monitoramento.
A revitalização das avenidas
Nove de Julho e Santo Amaro inclui ainda um projeto paisagístico
e a retirada total dos postes e cabos da rede aérea -a fiação será
subterrânea.
Também será realizada uma recuperação asfáltica ao longo desse
trajeto. Nas faixas exclusivas para
ônibus, a pista será de concreto.
De acordo com a prefeitura, esse
material possui maior durabilidade e resistência.
(AMARÍLIS LAGE)
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