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São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2003

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URBANISMO

Prefeitura inicia retirada de muros e grades do atual corredor de ônibus; para Marta, avenida será símbolo da modernidade

Degradada, Nove de Julho ganha reforma

DA REPORTAGEM LOCAL

Após "dirigir" uma escavadeira e demolir parte do canteiro central com uma marreta, a prefeita Marta Suplicy (PT) deu início ontem às obras de requalificação do corredor Santo Amaro-Nove Julho -um dos principais exemplos de degradação urbanística de São Paulo. Criado na década de 80, o corredor de ônibus comprometeu a habitação e o comércio ao longo dessas duas avenidas.
"Assim como era o símbolo da feiúra, a Nove de Julho vai ser o símbolo da modernidade na cidade quando a gente acabar a obra", afirmou Marta ontem.
Dos 14,8 km do corredor, 11,2 km passarão pela reforma. Para o secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, o trecho restante está em boas condições. Até julho do próximo ano, serão revitalizados aproximadamente 8 km, com um custo de R$ 30 milhões, financiados pelo BNDES.
O trecho entre as avenidas Juscelino Kubitschek e Bandeirantes, porém, ainda não possui um calendário de obras definido. A reforma nessa área será mais ampla (inclui a construção de um bulevar) e está vinculada à realização de uma operação urbana.

"Passa-rápido"
O principal aspecto do projeto é a transformação do corredor em um "Passa-rápido". Isto significa que as faixas exclusivas para ônibus não serão mais segregadas do resto da pista por muros e grades. Os ônibus trafegarão somente pela esquerda, em uma faixa delimitada apenas por uma linha no chão.
Os veículos serão adaptados para que o embarque e desembarque de passageiros passem a ser feitos pelo lado esquerdo, em paradas localizadas em um canteiro central. Segundo a prefeitura, cada abrigo terá um painel com mensagens atualizadas sobre o horário dos ônibus.
O serviço será possível por meio de um sistema informatizado, que permite saber a localização exata de cada ônibus via satélite. Os terminais Santo Amaro e Bandeira já dispõem dessa tecnologia e fazem esse monitoramento.
A revitalização das avenidas Nove de Julho e Santo Amaro inclui ainda um projeto paisagístico e a retirada total dos postes e cabos da rede aérea -a fiação será subterrânea.
Também será realizada uma recuperação asfáltica ao longo desse trajeto. Nas faixas exclusivas para ônibus, a pista será de concreto. De acordo com a prefeitura, esse material possui maior durabilidade e resistência.
(AMARÍLIS LAGE)


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