UOL


São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO

Situação já está sob controle, segundo a Defesa Civil

Encontrados mais envelopes com substância tóxica no litoral norte

ELIANE MENDONÇA
DAS REGIONAIS, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

O aparecimento de cerca de cem envelopes com fosfeto de alumínio, substância inflamável e tóxica quando em contato com a água, no mar de São Sebastião (214 km de São Paulo), no litoral norte do Estado, deixou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros em alerta durante o dia de ontem.
Os primeiros envelopes foram localizados por pescadores e recolhidos na tarde de anteontem. Ontem, outros envelopes foram encontrados, sem o número do lote nem a data de validade.
O produto apareceu na praia de Barra do Sahy, nas ilhas em frente à praia Barra do Una e na ilha Montão de Trigo.
Cerca de 20 pessoas, entre voluntários da Defesa Civil e homens do corpo de bombeiros, trabalharam ontem nas buscas. No final da tarde, o chefe da Defesa Civil do município, Emerson Alonso, disse que a situação estava sob controle.
Richard Pohl, consultor técnico da Degeshch do Brasil, representante do fabricante do produto no país, disse que há possibilidade de o produto ter sido lançado ao mar por alguma embarcação.
O fosfeto de alumínio pode liberar gases tóxicos que causam irritação na pele, olhos e mucosas. Mas isso pode ser evitado se os envelopes, que são lacrados, não forem abertos.


Texto Anterior: Ambiente: Área com mercúrio é interditada em MG
Próximo Texto: Panorâmica - Minas: Auditoria aponta indício de adulteração em exames para transplantes de rins
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.