UOL


São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

PARQUE DO IGUAÇU

Confronto entre policiais e manifestantes termina com 25 feridos

DA AGÊNCIA FOLHA

Um confronto entre agentes da Polícia Federal e manifestantes favoráveis à invasão do Parque Nacional do Iguaçu deixou aproximadamente 25 pessoas feridas, em Capanema, sudoeste do Paraná, anteontem à noite.
O conflito ocorreu porque cerca de 60 policiais federais de Foz do Iguaçu foram deslocados para Capanema para apreender uma balsa que havia sido levada até a praça central da cidade.
Os manifestantes queriam transformar a balsa em um monumento em homenagem à luta pela abertura da estrada do Colono, que corta a reserva nacional e foi fechada em 2001 por ordem judicial.
A Justiça havia determinado a apreensão e destruição da balsa, para impedir que ela fosse usada em uma parte da estrada cortada por um rio. Cerca de mil pessoas, segundo a Prefeitura de Capanema, ou 500, de acordo com a PF, cercaram a balsa por volta das 21h para impedir que fosse apreendida pelos agentes.
Os policiais dispararam tiros de borracha. Os manifestantes revidaram atirando pedras nos agentes e nos carros da polícia.
Um helicóptero da PF fez um vôo rasante sobre a praça e jogou bombas de gás lacrimogêneo. Houve empurra-empurra e algumas pessoas foram pisoteadas. O confronto só acabou por volta da 1h de ontem. Houve feridos dos dois lados, mas nenhum com gravidade.
Ontem, com a forte chuva que atingiu a região pela manhã, não houve protestos nem confrontos na cidade. Um agricultor e um padeiro foram detidos por insultar policiais e liberados em seguida. A balsa foi levada pela PF para Foz do Iguaçu.
O Parque Nacional do Iguaçu passou quatro dias invadido. As cerca de 500 pessoas que participaram da invasão deixaram o local anteontem.


Texto Anterior: Comunidade fez protestos contra atropelamentos
Próximo Texto: Rio: Prostituta quer descriminação de cafetão
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.