São Paulo, domingo, 10 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto serve de inspiração a cidades

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir do próximo ano, 19 cidades da região de Barretos (424 km de SP), que concentram 400 mil habitantes, passam a contar, oficialmente, com o programa preventivo do Hospital do Câncer um pouco mais ampliado.
Uma parceria entre a instituição, que é filantrópica, e a Secretaria de Estado da Saúde vai permitir a compra de um novo ônibus, que será adaptado para fazer também exames preventivos de câncer de mama e de colo do útero.
Serão instalados no ônibus dois consultórios ginecológicos, dois vestiários e posto de enfermagem. Além do veículo, o governo estadual também cedeu dois mamógrafos ao programa. O custo total ficou em torno de R$ 600 mil.
Os programas do Hospital de Barretos também estão servindo de modelos para outras cidades do Estado.
A Santa Casa de Presidente Prudente (565 km de SP) trabalha atualmente na adaptação de um ônibus que foi doado pela Viação Andorinha, que opera na rota Prudente-São Paulo, para utilizá-lo em um projeto itinerante de prevenção de câncer em 45 municípios da região.
O ônibus vai contar com plataforma elevatória para facilitar a locomoção de deficientes físicos. O provedor do hospital, Stanley Zaina, está pedindo ajuda aos prefeitos da região para colocar o projeto em prática.
Ele acredita que será necessário arrecadar uma verba de R$ 10 mil mensais para manter o ônibus funcionando. Os recursos seriam usados para pagamentos dos honorários do médico, enfermeiro e motorista, e para a manutenção do veículo.


Texto Anterior: Retratos do Brasil: Ônibus-hospital descobre câncer em SP
Próximo Texto: Câncer de colo é subnotificado no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.