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PATRIMÔNIO CULTURAL
Restaurador diz que imagem de santo é do artista mineiro
Escultura é atribuída ao Aleijadinho
THIAGO GUIMARÃES
DA AGÊNCIA FOLHA
Uma escultura em posse de colecionadores particulares teve sua
autoria atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814), por um restaurador radicado em Ouro Preto (89 km a sul de
Belo Horizonte).
Para o restaurador José Efigênio
Coelho, a escultura em madeira
policromada de são Francisco de
Sales, encaminhada a ele para
análise por um casal de Belo Horizonte (MG), é obra que remete à
última fase de Aleijadinho.
A última fase da produção do
famoso artista mineiro é conhecida como ""Congonhas"- são
obras elaboradas por volta do ano
de 1800-, por incluir as esculturas dos 12 profetas, feitas em pedra-sabão e que adornam o adro
do santuário Bom Jesus de Matosinhos, na cidade histórica de Minas Gerais.
Coelho afirmou ter encontrado
semelhanças entre a escultura
analisada -de 20 cm de altura
por 6,5 cm de largura- e as estátuas de dois profetas de Congonhas: Isaías e Daniel.
O restaurador relacionou aspectos da escultura do santo com os
ângulos, os movimentos das roupas e os vestígios dos rostos dos
profetas, entre outros pontos.
Bom estado
Embora esteja sem as mãos e
com o rosto danificado, a escultura de são Francisco de Sales está
em bom estado de conservação,
conforma avaliação de Coelho.
Segundo o restaurador, o casal
proprietário da escultura não pretende se identificar.
Em agosto, o restaurador já havia atribuído a Aleijadinho uma
escultura de são José de Botas,
também encaminhada a ele por
uma família de Belo Horizonte.
O restaurador estima que cerca
de 200 obras de Aleijadinho continuem sem identificação de autoria, a maior parte compondo coleções particulares.
Divergência
Órgãos do patrimônio histórico
e artístico, no entanto, não afiançam essa estimativa de Coelho.
Segundo a diretora de Proteção
e Memória do Iepha (órgão estadual de patrimônio de Minas Gerais), Selma Miranda, o tombamento individual de peças não é
um procedimento comum. Inventários da obra de um artista
são mais usuais, explicou.
No caso de Aleijadinho, disse
Miranda, o Iphan (órgão federal
de patrimônio) já inventariou peças de sua autoria que compõem
bens tombados pelo órgão.
Falta ainda relacionar as obras
de Aleijadinho que estão em coleções particulares, museus e igrejas
não tombados.
Sobre as atribuições de autoria
feitas pelo restaurador de Ouro
Preto, a diretora do Iepha afirma
que as peças ainda precisam ser
submetidas a outras análises.
Só com novas opiniões é que
pode ser garantida a confiabilidade do resultado.
Segundo ela, os órgãos de patrimônio podem requisitar as peças
para análise, mas ainda não há
nada previsto nesse sentido.
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