São Paulo, terça-feira, 10 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Santa Casa de SP inaugura em janeiro a 2ª unidade de seu hospital "particular"

RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Um túnel está sendo aberto sob a rua Jaguaribe, em Santa Cecília (centro de São Paulo), para ligar o quarteirão do complexo hospitalar da Santa Casa de SP ao arranha-céu espelhado no outro lado da rua.
Em janeiro, com o túnel pronto e o prédio equipado, será aberta a segunda unidade do Santa Isabel, o hospital "particular" da Santa Casa.
O Santa Isabel tem hoje um único edifício, com 120 leitos, dentro do complexo hospitalar. Com o prédio novo e o antigo juntos, o número de leitos privados será duplicado. No novo espaço, além de internações, serão realizados exames, consultas e cirurgias.
A Santa Casa planejou a expansão do Santa Isabel com o intuito de aumentar a arrecadação financeira com pacientes particulares e clientes de planos de saúde. O dinheiro a mais será investido na própria Santa Casa, que destina 700 leitos ao sistema público.
Um dos mais importantes hospitais de São Paulo, a Santa Casa é uma entidade privada filantrópica. Como tal, não pode ter fins lucrativos e deve destinar ao SUS (Sistema Único de Saúde) 60% de seus atendimentos. De maneira geral, os hospitais filantrópicos atribuem suas dificuldades financeiras aos baixos valores que o governo paga pelos procedimentos médicos.
"Se atendêssemos só ao SUS, sem o dinheiro do Santa Isabel, não teríamos como nos sustentar", diz Kalil Abdala, provedor da Santa Casa.
A nova unidade se distribuirá entre os 22 andares do prédio da rua Jaguaribe, que havia sido projetado para ser um hotel. Perto da conclusão das obras, os donos do edifício aceitaram a proposta de aluguel feita pela Santa Casa. O hospital não revela o valor.
A Santa Casa também tem planos de ampliar os leitos destinados ao SUS, mas esbarra na falta de dinheiro e de espaço físico. Em busca de um prédio ou um terreno nas redondezas (doado ou concedido), entrou em contato com a prefeitura, o Estado e o governo federal. As respostas, porém, não foram positivas.


Texto Anterior: Interior de SP: Polícia apura morte de jovem em clínica de reabilitação
Próximo Texto: Polícia quer impedir viciados de recolher latas na cracolândia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.