São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais de 70% das instituições são inadequadas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Das 190 instituições de internação de jovens infratores, 135 foram consideradas inadequadas à proposta pedagógica estabelecida pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Os principais problemas apontados em 71% dos locais foram a falta de espaços esportivos ou de convívio, a falta de higiene, a escassez de água e luz natural e infiltrações.
Segundo a pesquisa, muitas das instituições são ex-presídios que nem sequer foram reformados. Em alguns locais, os internos são obrigados a dormir no chão molhado e o nível de sujeira foi considerado "subumano".
Em sete Estados foi encontrada superlotação: Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Alguns locais tinham quartos coletivos com o dobro da capacidade. Em 39% das unidades, existem "alas de isolamento".


Texto Anterior: Pesquisa revela perfil de adolescentes infratores
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.