São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HISTÓRIAS DO BRASIL

Calendário relata trajetória, no país, de imigrantes anônimos

PALOMA COTES
DA REPORTAGEM LOCAL

Contar 12 histórias de anônimos imigrantes foi como o Museu da Pessoa decidiu celebrar seus dez anos e homenagear um dos temas de seu trabalho.
Lançado ontem, o Calendário 2003 Imigrantes traz fotos de pessoas e suas histórias engraçadas, como a da portuguesa Maria do Céu, 65. Ela se casou, por procuração, com o português Manuel dos Santos Paiva, 73, que "ilustra" o mês de março.
Na imagem, Paiva posava para mandar foto à noiva, Maria, que estava em Portugal. Eles começaram a namorar por carta.
"Meu tio disse [a Paiva] que tinha uma sobrinha jeitosa, coisa de português. Nem sei o que a gente tinha na cabeça pra fazer isso", ri Maria, que se casou em março, mas só conheceu o marido em setembro de 1965.
A italiana Liviana Gianni Bernicchi, 75, que ilustra a capa e agosto, chegou ao país em 1946. Para "aprender algo sobre o Brasil", comprou um livro indicado -em espanhol. Ao descer no Rio e dizer "muchas gracias", foi informada de que estava falando o idioma errado. "Minha vontade era voltar pra matar quem tinha me vendido o livro."


O calendário (R$ 22) está à venda em livrarias e papelarias e irá financiar a ampliação do museu. Mais informações: 0/xx/11/3814-4912


Texto Anterior: Legislativo: PT e aliados negociam trégua até eleição
Próximo Texto: Panorâmica - Catedral: Livro conta história da construção e reforma da Sé
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.