São Paulo, quinta-feira, 11 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nos anos 80, Zaca iniciou "guerra" no Dona Marta

DA SUCURSAL DO RIO

O ex-PM Zacarias Gonçalves Rosa Neto, 49, ficou conhecido na década de 80, quando travou uma "guerra" pelo controle das bocas-de-fumo do morro Dona Marta com o rival Emílson dos Santos Fumero, o Cabeludo.
Era uma época em que tornaram-se famosos no Rio traficantes como Denir Leandro do Nascimento, o Dênis da Rocinha (morto na segunda-feira), e Ernaldo Pinto de Medeiros, o Uê, que controlava o tráfico no complexo do Caju (zona norte) e no morro do Adeus (Bonsucesso, zona norte).
Na disputa pelo Dona Marta nos anos 80, Zaca herdara os pontos-de-venda de drogas do traficante conhecido como Perereca. Cabeludo, que dominava a parte baixa da favela, tentou assumir o controle de todo o morro.
Em outubro de 1987, a guerra entre os dois levou pânico aos moradores da favela e de Botafogo. Os traficantes atiravam nos transformadores, deixando a favela às escuras. Foram 14 dias de tiroteios diários e de mortes.
Após os confrontos, Zaca acabou preso. Em janeiro de 1988, Cabeludo foi assassinado, aos 32 anos, quando tentava roubar um carro na Tijuca (zona norte).
Zaca voltou a ganhar notoriedade ao voltar a disputar, mesmo de dentro da prisão, o controle do morro com o traficante Márcio Amaro de Oliveira, o Marcinho VP, do Comando Vermelho.
Segundo a polícia, após a prisão de Marcinho VP, em abril do ano passado, Zaca teria dominado o tráfico na favela. Marcinho VP ficou famoso pela ligação com o cineasta João Moreira Salles. Os dois se conheceram durante as filmagens do documentário "Notícias de uma Guerra Particular".
Zaca nega a acusação e diz que, desde a fuga da prisão, em agosto de 1999, não se envolve mais com o tráfico de drogas.
Segundo a polícia, em 2000 houve pelo menos duas tentativas de retomada de poder por traficantes a mando de Marcinho VP. Numa delas, um jovem morreu.
Zaca é ex-PM. Foi expulso da corporação em 1973, por indisciplina e ligação com o crime.


Texto Anterior: Violência: PM prende líder do tráfico de morro no Rio
Próximo Texto: Dênis é enterrado no Rio e tem cremação negada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.