São Paulo, sexta-feira, 11 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BLECAUTE

Eletronorte não soube informar causa do problema

Subestação falha e apagões deixam pelo menos 50% do Pará no escuro

MAURÍCIO SIMIONATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Uma seqüência de três apagões deixou pelo menos 50% do Estado do Pará no escuro ontem à noite. A causa foi uma falha em uma subestação de energia no sistema Tucuruí, da Eletronorte. O blecaute deixou pelo menos 3 milhões de pessoas sem energia.
Até as 22h [horário de Brasília; 21h no Pará], a Eletronorte não sabia a razão do problema que afetou a torre próxima ao município de Barcarena, nordeste do Estado do Pará.
Segundo o gerente da Regional de Transmissão do Pará, Francisco Roberto Reis França, a principal hipótese é falha elétrica provocada no sistema automático da subestação.
"O problema ocorreu na principal subestação, que recebe cerca de 500 mil volts da Hidrelétrica de Tucuruí." O gerente confirmou que toda região nordeste do Estado ficou no escuro.
Segundo a assessoria de imprensa da Eletronorte, uma equipe de técnicos da empresa foi deslocada de helicóptero até a central de energia que fica próxima ao município de Barcarena.
Cerca de 80 dos 143 municípios do Estado estavam sem energia elétrica até as 22h. Às 22h40, a energia havia voltado, mas a Eletronorte não garantiu a manutenção durante a madrugada.
O primeiro apagão ocorreu às 18h04 [horário de Brasília]. A energia foi retomada por alguns minutos por volta das 19h30.
Às 21h20, a energia foi retomada, mas acabou novamente vinte minutos depois.
Em Belém, o apagão provocou confusão no trânsito em razão do desligamento dos semáforos.
Os plantões policiais da capital paraense também tiveram mais trabalho no escuro, com um aumento de pelo menos 10% nos registro de ocorrência.
Segundo a Eletronorte, uma equipe de 50 técnicos passaria a madrugada no local para resolver o problema.



Texto Anterior: Clima: Seca e chuvas causam prejuízos nos municípios da região Sul
Próximo Texto: Rio: Coliformes fecais poderão limitar o acesso ao piscinão de Ramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.