São Paulo, quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VESTIBULAR

Problema está na primeira pergunta de biologia

Professores vêem ambigüidade em questão da 2ª fase da Fuvest

DA REPORTAGEM LOCAL

No terceiro dia de exames da segunda fase da Fuvest, o maior vestibular do país, professores de cursinho consultados pela Folha encontraram uma ambigüidade na primeira questão de biologia. Ontem foram realizadas as provas de geografia e de biologia.
De acordo com Sezar Sasson, supervisor da disciplina no Anglo, o gráfico da pergunta possibilitava dupla interpretação. "Era possível entender que a larva de mosquito se alimentava apenas do zooplâncton ou do zooplâncton e do fitoplâncton. Isso modificava a resposta nos itens a e b."
Para o coordenador de biologia do Etapa, Angelo Antonio Pavone, apenas uma interpretação era correta. "Na figura, há um círculo que mostra que a larva de mosquito se alimenta do zooplâncton e do fitoplâncton."
Mas Luiz Carlos Bellinello, coordenador de biologia do Objetivo, entende o contrário. "O círculo da figura mostra que a estrutura foi vista ao microscópio. Para mim, a larva de mosquito consome apenas o zooplâncton."
A assessoria de imprensa da Fuvest afirmou que a banca examinadora não havia identificado problemas com questões até o fim do dia. As reclamações devem ser encaminhadas por escrito.
O índice de abstenção ontem foi de 6,44%. Hoje, a partir das 13h, é aplicado o exame de física e, amanhã, acontece o de matemática. (SIMONE HARNIK)

Texto Anterior: Disputa territorial: Prefeitura quer vender área onde funciona campus do Mackenzie
Próximo Texto: Verão: Camelódromo vira ponto turístico do Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.