São Paulo, quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATROCÍNIO PAULISTA

Com quadro estável, bebê anencéfala completa 51 dias

Edson Silva/Folha Imagem
A bebê anencéfala Marcela de Jesus, que completou 51 dias, segura o dedo da mãe, Cacilda Galante


LUÍS FERNANDO MANZOLI
DA FOLHA RIBEIRÃO
A bebê anencéfala (sem cérebro) Marcela de Jesus Galante Ferreira, de Patrocínio Paulista, completou ontem 51 dias de vida, sendo 19 deles sem nenhum tipo de intercorrência clínica -a última, uma parada cardíaca, ocorreu em 22 de dezembro.
Desde então, Marcela segue com quadro estável. Ela respira com a ajuda de um capacete de oxigênio, passa períodos de até 10 minutos no colo da mãe, Cacilda Galante, e é alimentada com leite por sonda.
A longevidade de Marcela não é recorde entre bebês com anencefalia no Brasil, segundo a Febrasgo (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia).
De acordo com o obstetra Jorge Andalaft Neto, que preside a Comissão de Interrupção da Gestação Autorizada por Lei da entidade, outras crianças com o mesmo problema já viveram no país por mais tempo, mas que atualmente não há nenhum outro caso conhecido.
O médico disse que o último caso de vida prolongada de anencéfalo ocorreu no interior de Goiás, há cinco anos. "O bebê viveu três meses." Bebês com anencefalia geralmente sobrevivem poucas horas após o nascimento.


Texto Anterior: Governo quer "máquina de camisinha" nas escolas
Próximo Texto: Caso Cicarelli: Censura na internet é tema de bate-papo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.