São Paulo, quarta-feira, 11 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFÂNCIA

Garoto jogou bola e conversou com a avó por telefone

Iruan deve chegar a Porto Alegre amanhã à noite, diz ministério

MAYRA STACHUK
DA AGÊNCIA FOLHA

A chegada a Porto Alegre do garoto gaúcho Iruan Ergui Wu, 8, retido em Taiwan desde março de 2001, está prevista para as 22h30 de amanhã, segundo o Ministério das Relações Exteriores.
Iruan foi tirado por policiais da casa de parentes taiwaneses -seu tio se negou pela quarta vez a cumprir a ordem judicial local de entregá-lo para repatriação.
O menino foi para Taiwan com o pai, o marinheiro Teng-Shu Wu, para conhecer parentes. Wu morreu em seguida. Desde então, a família taiwanesa se negava a devolver Iruan para a avó materna, Rosa Leocádia Silva Ergui, 51, que tem a guarda do garoto desde a morte da mãe dele, há seis anos.
Apesar da retirada traumática (Iruan brigou com policiais), o garoto estava bem ontem. Em um hotel em Kaohsiung (sul do país), brincou e jogou futebol com o representante comercial do país em Taipé, Paulo Pereira Pinto, que o acompanhará até o Brasil.
"Hoje [ontem] ele falou ao telefone com a avó brasileira e disse que estava com saudades", afirmou Pereira Pinto. "Foi uma alegria ouvi-lo falar português e saber que ele não esqueceu da família daqui", disse Rosa Ergui. Iruan irá morar com a avó, uma bisavó, uma tia e o meio-irmão de 13 anos em uma casa em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre.
A pedido do governo brasileiro, Iruan e Pereira Pinto terão proteção policial do hotel ao aeroporto.


Texto Anterior: Rio vai investigar ação da PM na Rocinha
Próximo Texto: Universidade: Polícia de São José dos Campos investiga trote violento no ITA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.