São Paulo, Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA
Fogo foi ateado pelas portas do dormitório, diz laudo
Polícia vai indiciar funcionários por incêndio e morte na Febem


SÍLVIA CORRÊA
da Reportagem Local

Funcionários da Febem (Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor) vão ser indiciados como autores do incêndio que matou um adolescente e deixou 22 feridos na véspera do Natal passado.
Segundo o delegado Natanael da Silva Abreu, titular do 81º DP (Belém), o indiciamento será feito com base nos depoimentos de monitores e adolescentes colhidos durante o inquérito, e no laudo produzido pela polícia técnica, que foi concluído oficialmente ontem.
Os nomes dos indiciados só serão divulgados depois que a polícia comparar os depoimentos com as conclusões dos peritos. Segundo Silva Abreu, isso não deve demorar mais de dez dias.
Nove pessoas -a diretora da unidade, seis monitores e dois supervisores- foram afastados pela direção da fundação durante as investigações do caso.
O incêndio da véspera do Natal começou depois de uma tentativa frustrada de fuga na Unidade Educacional 17 (UE-17), quando cerca de 40 adolescentes se trancaram em um dormitório do prédio.
Eles alegam que se refugiaram para não apanhar dos monitores, prática que seria comum depois de tentativas de fuga e rebelião.
A partir daí, surgem diferentes versões sobre o início do fogo. No entanto, conforme a Folha adiantou na semana passada, o documento do Instituto de Criminalística (IC) confirma a versão apresentada pelos adolescentes.
O laudo diz que o incêndio teve dois focos primários, identificados por baixo da porta de ferro do dormitório e por frestas da porta de madeira que separava o quarto de um banheiro coletivo.
Além disso, segundo o documento, um removedor da marca Archot (semelhante ao querosene) foi o produto inflamável utilizado para alimentar as chamas. Frascos do removedor foram encontrados pelos peritos em um depósito de acesso restrito a diretores e encarregados da UE-17.


Texto Anterior: Jovens que mataram índio não poderão cursar universidade
Próximo Texto: "Culpados vão ser demitidos'
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.