São Paulo, Quinta-feira, 11 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gestão anterior teve CPI

da Reportagem Local

As administrações regionais também foram alvo de denúncias de corrupção na gestão do ex-prefeito Paulo Maluf (1993-1996).
No período, houve, como agora, uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre o assunto, cujo relatório final, a cargo do vereador malufista Cosme Lopes, apontava a existência de corrupção, mas não indicava responsáveis. O relatório foi entregue ao Ministério Público em outubro de 95. À época, foi levantada suspeita contra o administrador regional da Sé, Victor David.
Cinco meses depois, em março de 96, 19 pessoas, entre elas David, foram denunciadas por corrupção, formação de quadrilha, concussão (exigir vantagem para deixar de cumprir função pública) e falso testemunho.
Elas eram acusadas de cobrar propina para permitir o trabalho de camelôs. Em setembro, a Justiça acatou a denúncia e abriu processo contra os acusados.
Durante todo esse período, David, que havia sido indicado pelo vereador Hanna Garib, foi mantido no cargo, mas teve seu sigilo bancário quebrado, entre outras investigações.
David acabou exonerado por Maluf em dezembro de 96, em meio a uma crise entre os vereadores com Pitta, que já havia sido eleito mas não assumira. Pitta queria centralizar a fiscalização nas mãos do então secretário de Vias Públicas Reynaldo de Barros. Em represália, os vereadores ameaçaram modificar o orçamento da prefeitura. (RV)




Texto Anterior: PPB muda vereador que fará parte da CPI da máfia
Próximo Texto: Condenado será expulso, diz Maluf
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.