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Dez "gargalos" do trânsito em SP terão intervenções
Pacote que visa melhorar a fluidez é previsto no Plano de Metas de Kassab
Entre os pontos listados pelo governo municipal estão cruzamentos importantes na Vila Mariana, Morumbi, Consolação e Jd. Paulista
DA REPORTAGEM LOCAL
A Prefeitura de São Paulo definiu dez gargalos críticos de
engarrafamentos na capital
paulista que receberão intervenções com a justificativa de
melhorar a fluidez até 2012.
A lista inclui os cruzamentos
da avenida Rebouças com a Dr.
Arnaldo (Consolação), Morumbi com Oscar Americano
(Morumbi), Nove de Julho com
São Gabriel (Jardim Paulista) e
Domingos de Morais com Sena
Madureira (Vila Mariana).
As intervenções em 15 pontos crônicos de congestionamento fazem parte do Plano de
Metas do prefeito Gilberto
Kassab (DEM) -exigido por
lei, nele o prefeito assume os
compromissos de seu governo.
Elas podem envolver desde
obras viárias até mudanças na
sinalização e nos tempos de semáforo para priorizar um determinado sentido de tráfego.
Quase um ano após o lançamento do plano, no entanto, a
CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não definiu 5
dos 15 pontos que serão alvos
de mudanças. Técnicos avaliam
que os lugares definidos realmente precisam de intervenções, mas temem falta de prioridade ao transporte coletivo.
"Obras como viadutos e túneis podem ser como jogar dinheiro no lixo. E as interferências menores são um trabalho
que deve ser de rotina. Nem
precisa sair avisando os clientes. É como limpar um banheiro de lanchonete", afirma Horácio Augusto Figueira, mestre
em engenharia pela USP.
Só uma obra foi iniciada: a reformulação de 1,5 km no entorno da praça João Mendes, no
centro. Ela envolve a ampliação
do espaço de circulação viária,
com mudanças na geometria de
uma curva para aumentar a capacidade de veículos no local.
Alguns pontos já foram alvo
de planos de construção de passagens subterrâneas ou viadutos. A gestão Kassab fez até licitação para um projeto de túnel
na esquina da Domingos de
Morais com a Sena Madureira.
Mas a CET não comenta essa
possibilidade -cita só adequações na geometria, na circulação e nos tempos de semáforo.
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