São Paulo, quinta-feira, 11 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dez "gargalos" do trânsito em SP terão intervenções

Pacote que visa melhorar a fluidez é previsto no Plano de Metas de Kassab

Entre os pontos listados pelo governo municipal estão cruzamentos importantes na Vila Mariana, Morumbi, Consolação e Jd. Paulista

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo definiu dez gargalos críticos de engarrafamentos na capital paulista que receberão intervenções com a justificativa de melhorar a fluidez até 2012.
A lista inclui os cruzamentos da avenida Rebouças com a Dr. Arnaldo (Consolação), Morumbi com Oscar Americano (Morumbi), Nove de Julho com São Gabriel (Jardim Paulista) e Domingos de Morais com Sena Madureira (Vila Mariana).
As intervenções em 15 pontos crônicos de congestionamento fazem parte do Plano de Metas do prefeito Gilberto Kassab (DEM) -exigido por lei, nele o prefeito assume os compromissos de seu governo.
Elas podem envolver desde obras viárias até mudanças na sinalização e nos tempos de semáforo para priorizar um determinado sentido de tráfego.
Quase um ano após o lançamento do plano, no entanto, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não definiu 5 dos 15 pontos que serão alvos de mudanças. Técnicos avaliam que os lugares definidos realmente precisam de intervenções, mas temem falta de prioridade ao transporte coletivo.
"Obras como viadutos e túneis podem ser como jogar dinheiro no lixo. E as interferências menores são um trabalho que deve ser de rotina. Nem precisa sair avisando os clientes. É como limpar um banheiro de lanchonete", afirma Horácio Augusto Figueira, mestre em engenharia pela USP.
Só uma obra foi iniciada: a reformulação de 1,5 km no entorno da praça João Mendes, no centro. Ela envolve a ampliação do espaço de circulação viária, com mudanças na geometria de uma curva para aumentar a capacidade de veículos no local.
Alguns pontos já foram alvo de planos de construção de passagens subterrâneas ou viadutos. A gestão Kassab fez até licitação para um projeto de túnel na esquina da Domingos de Morais com a Sena Madureira.
Mas a CET não comenta essa possibilidade -cita só adequações na geometria, na circulação e nos tempos de semáforo.


Texto Anterior: Violência: Agente de modelos é morto no Itaim
Próximo Texto: Desvio da Fernão é esburacado e mal sinalizado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.