São Paulo, quinta-feira, 11 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Benedita da Silva retoma plano de segurança pública de Garotinho

SABRINA PETRY
DA SUCURSAL DO RIO

O novo plano de segurança pública a ser lançado pela governadora Benedita da Silva (PT) é uma retomada do plano lançado em 1999 por Anthony Garotinho (PSB). A retomada foi feita pelo próprio autor, o cientista político Luiz Eduardo Soares, coordenador de Segurança Pública de Garotinho até 2000.
Segundo Soares, as medidas abordadas são basicamente as mesmas lançadas pelo governo anterior, mas com "alguns acréscimos necessários aos dias de hoje, além de alguns pontos emergenciais". Deles, Soares destacou como principal o que diz respeito ao treinamento intensivo a que será submetido o efetivo da PM.
Uma cartilha descrevendo como deve ser a atuação dos policiais e como uma pessoa em situação de risco deve se portar será distribuída à população.
Haverá ainda uma reengenharia do trabalho dos policiais, tanto na escala de horários, como na distribuição deles.
Dois novos softwares serão incorporados à Secretaria da Segurança. Um deles colocará sobre o mapa do Rio dados relativos à criminalidade e o outro vai permitir que policiais identifiquem, por meio de um radar, os carros em situação irregular com o Detran.
Soares adiantou que o novo plano vai acabar com o que chamou de "censura" dos dados relativos à segurança. Ele disse que vai permitir o acesso a todos os dados sobre criminalidade, além dos que já são divulgados mensalmente no "Diário Oficial" do Estado.
Entre as medidas que retomam o plano de 99 estão a "utilização de todo o potencial" das Delegacias Legais (sem carceragem e informatizadas) e a construção de casas de custódia. Para Soares, a prioridade do governo Garotinho foi inaugurar novas unidades, e não utilizá-las plenamente.



Texto Anterior: Violência: Preso é morto quando falava com advogada
Próximo Texto: Secretário é a favor de descriminar maconha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.