São Paulo, Domingo, 11 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reação de cientistas é conservadora, diz autor

de Paris

Para os autores do livro "Programme de Longue Vie", o primeiro motivo para a reação à reportagem publicada na revista "Nouvel Observateur" é o fato de os cientistas não terem lido o livro.
"É verdade que a reportagem é um pouco reducionista", reconheceu à Folha o médico Jean-Paul Courtay. "Se tivessem lido o livro, veriam que não há proibições."
Para Courtay, a reação dos pesquisadores franceses é conservadora, por não levar em conta pesquisas recentes na área da alimentação. "Eles reclamam, por exemplo, da recomendação de vitaminas e complementos alimentares, mas as pessoas comem menos hoje e é preciso suprir essa diferença."
Para o jornalista Thierry Souccar, autor do texto publicado na revista, nem sua reportagem nem o livro que assina com Courtay defendem uma dieta restritiva. "Ao contrário, há o incentivo de uma alimentação completa", afirmou.
"É uma dieta com gosto, tradicional, baseada em alimentos que comemos todos os dias", disse, respondendo à acusação de que promoveria uma deterioração na dieta dos franceses. Segundo ele, a "Nouvel Observateur" pretendia publicar extratos de seu livro. Como a revista teria tido dificuldades em editá-lo, decidiu pedir que ele mesmo fizesse um resumo. Antes do início da reportagem, um texto afirma que Souccar é co-autor do livro com Courtay.
Para Souccar, houve uma leitura equivocada dos trechos criticados. "Nunca disse que uma pessoa pode viver eternamente. Quis dizer que não há limite genético para a vida humana." A direção da "Nouvel Observateur" afirmou ao jornal francês "Libération" que confia no jornalista e no teor da reportagem.


Texto Anterior: Franceses recusam dieta da longevidade
Próximo Texto: Repressão amplia limites da cracolândia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.