São Paulo, terça-feira, 11 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIDA SEXUAL

Baseado em pesquisas, livro aborda a questão

Mulheres negras dizem ser induzidas à prática por parceiros

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Nas suas relações com mulheres negras, os homens brancos e negros aparecem como agentes que induzem ao aborto. Na prática do abortamento, no entanto, eles não colaboram nem com a presença nem com o dinheiro.
Enquanto o homem pensa na negra mais para o sexo e menos para a formação de família -o que tende a resultar em mais abortos-, as mulheres negras também revelam "um desejo de brancura", dando preferência a uma relação com alguém de raça branca ou de pele mais clara.
Essas são algumas conclusões do livro "Ventres Livres - O Aborto numa Perspectiva Étnica e de Gênero", que será lançado hoje na sede da OAB, em São Paulo. A publicação é resultado de pesquisa qualitativa com 12 entrevistas e oito grupos focais com homens e mulheres, brancos e negros, da periferia leste e sul de São Paulo. A realização é do grupo Fala Preta, organização feminista que trabalha com mulheres negras.
Nos grupos focais, onde o entrevistado costuma se colocar de acordo com as normas sociais, os homens se dizem contra o aborto e condenam as mulheres que optaram por ele.
"Nas entrevistas, os homens revelam que foram eles que induziram as mulheres a fazer o aborto", diz Elisabete Aparecida Pinto, mestra em ciências sociais pela Unicamp e coordenadora da pesquisa.
Mesmo induzindo as mulheres à interrupção da gravidez, eles não estão presentes na discussão dos métodos, nem no momento da realização do aborto, mostram as entrevistas.


Lançamento e debate sobre o livro acontecem às 19h de hoje na sede da OAB, praça da Sé, 385, 2º andar. Participam, ao lado da autora, representantes da OAB, das secretarias municipal e estadual da Saúde e de entidades ligadas à saúde e a direitos reprodutivos.


Texto Anterior: Educação: Servidores das três universidades estaduais iniciam paralisação
Próximo Texto: Mortes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.