São Paulo, terça-feira, 11 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Campos, jornalista é ameaçado

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Ministério Público de Campos (278 km do Rio) está investigando as ameaças sofridas pelo jornalista Aluysio Abreu Barbosa, 29, diretor de redação do jornal local "Folha da Manhã", e filho do dono do jornal, Aluysio Barbosa.
"A denúncia é grave. Ele contou estar sendo seguido e ameaçado por telefone depois de o jornal ter publicado denúncias contra um policial federal [Otávio José Benjamim de Paula], preso por adulteração de combustível", disse o promotor de Campos, Marcelo Lessa Bastos.
O jornalista, além de reportagens, publicou três editoriais assinados a partir do domingo seguinte à prisão do policial, na segunda quinzena de março.
"Ameaçaram até a integridade física do meu filho, que tem apenas dois anos e meio. Fiquei com medo e passei mais de um mês fora da cidade", afirmou Barbosa.
Ele disse que dois carros sem placa começaram a rondar sua residência e a casa de praia de seu pai. "Mas voltei e não posso me deixar intimidar. Fui ao Ministério Público e procurei a ANJ [Associação Nacional de Jornais]. Minha arma é papel e caneta. Não vou deixar que me calem. Vou até o fim com essa história."
Em nota oficial, a ANJ considera "sérios esses incidentes, não apenas por envolver risco à integridade física de um cidadão brasileiro e de um jornalista no exercício da profissão, mas também por constituir tentativa de atingir a liberdade de imprensa do país".



Texto Anterior: Assassinato é visto como "ato de terror"
Próximo Texto: Estranhos no paraíso: Brasileiros sofrem ameaças nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.