São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola que cumprir meta terá verba extra

Governo vai dar 50% a mais de recursos a colégios que atingirem metas para indicadores educacionais

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As escolas que cumprirem metas de melhoria dos indicadores educacionais irão receber dinheiro adicional diretamente neste ano, segundo afirmou ontem o ministro Fernando Haddad (Educação).
As que estão em pior situação e não atingirem as metas terão que formalizar um termo de compromisso para receber a verba, de acordo com Haddad. "As escolas que estão cumprindo as metas nós sabemos que fazem bom uso do dinheiro."
Os recursos adicionais corresponderão a 50% a mais do que as escolas recebem hoje diretamente do ministério.
As metas para cada escola foram fixadas pelo MEC a partir de um indicador, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), calculado a partir das taxas de reprovação e das notas dos alunos em duas avaliações oficiais -a Prova Brasil e o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
O Ideb do Brasil, a partir das notas de 2005, foi calculado em 3,8 para os anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série), em uma escala de zero a dez -enquanto a média dos países desenvolvidos é de seis.
Cada município e Estado tem uma meta a ser atingida a cada dois anos, definida pelo MEC. As notas de 2007 do Brasil e dos Estados serão divulgadas hoje, às 15h, em entrevista coletiva com o ministro.
Elas mostram que, puxado pelo Nordeste, o Brasil melhorou seus indicadores, como publicou ontem a Folha -mas ainda está distante dos países desenvolvidos.
Haddad disse ontem ter feito uma apresentação geral dos índices ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "São números razoáveis", afirmou o ministro.


Texto Anterior: Conselho de biologia nega registro a aluno de ensino a distância
Próximo Texto: Clima: Ventos causam danos e cortam energia elétrica em SC e RS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.