São Paulo, quinta, 11 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BRASIL NA COPA
CET registrou 0 km de lentidão em São Paulo entre 13h e 14h30
Número de ocorrências na PM cai 54% durante o jogo

Gabriela Azevedo Marques/Folha Imagem
Vista da avenida 23 de Maio no horário do jogo do Brasil ontem


CRISPIM ALVES
RICARDO ZORZETTO
da Reportagem Local

O número de ocorrências atendidas pela Polícia Militar na cidade de São Paulo, por meio do telefone 190, entre 12h e 14h30 de ontem -meia hora antes do jogo do Brasil e poucos minutos após o seu término- caiu 54% em relação ao mesmo período de anteontem.
Segundo o Cecomsoc (Centro de Comunicação Social) do comando da tropa, das 2.777 ligações feitas para o telefone 190 do Copom (Centro de Operações da PM) das 12h às 14h30 de anteontem, 337 geraram ocorrências. Ontem, apesar de o número de ligações ter aumentado um pouco (2.790), a quantidade de ocorrências geradas por elas diminuiu (155).
A queda no número de ocorrências, de acordo com o Cecomsoc, está relacionada ao jogo do Brasil. As outras ligações feitas para o 190 no período em questão foram relacionadas a consultas de endereços, situações das estradas etc.

Congestionamento
A previsão da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de ocorrência de quatro horários de pico de congestionamento ontem não se verificou.
Além do congestionamento que ocorre normalmente entre 7h e 9h e entre 17h e 20h, estavam previstos um outro pico no fim da manhã, entre 10h30 e 12h30, e um outro logo após o jogo.
O período em que o trânsito esteve mais complicado foi no início da manhã. Mesmo assim, esteve menos intenso do que se esperava, segundo Eduardo Macabelli, engenheiro de operações da CET.
Segundo ele, vários fatores podem ter influenciado o comportamento do trânsito em São Paulo ontem. "Um grande número de veículos deixou a capital ontem (anteontem). Muitas escolas não tiveram aulas e empresas suspenderam o expediente. Além disso, o rodízio não foi suspenso."
No pico da manhã, às 9h30, foram registrados 66 km de lentidão na cidade. Em seguida, o tráfego diminuiu, aumentando somente por volta do meio-dia, quando houve congestionamento de 41 km. Anteontem, nesse horário, foi registrada lentidão de cerda de 30 km. Na quarta-feira da semana passada, foram 17 km.
O congestionamento da 12h de ontem afetou os principais corredores da cidade: avenidas Rubem Berta, 23 de Maio e Rebouças. Todos nos dois sentidos. Também houve lentidão nas avenidas do Estado, Prestes Maia, Santos Dummont, Francisco Matarazzo e no elevado Costa e Silva.
No início do jogo, às 12h30, a CET constatou 9 km de congestionamento na cidade. Esse número foi reduzido a zero das 13h às 14h30 -fato que só ocorre durante os meses de férias. Entre 15h e 16h, foi registrado apenas 1 km de lentidão na cidade. Até o final da tarde, o trânsito continuou sem congestionamento.
A CET fechou a avenida Paulista das 12h30 às 15h, entre as alamedas Pamplona e Campinas, para que cerca de 2.000 pessoas assistissem ao jogo em um telão.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.