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ESTRADAS
Dicas, que estão na internet, visam caminhoneiros
Sindicato distribuirá cartilha com rotas para fugir de pedágios em SP
ALLAN DE ABREU
FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO
O Sindetrans (Sindicato das
Empresas de Transporte de Cargas de Ribeirão Preto e região) vai
distribuir uma cartilha informando rotas de fuga dos pedágios na
região de Ribeirão Preto (314 km
de SP) e de todo o Estado.
As cartilhas são destinadas aos
caminhoneiros, mas as dicas podem ser usadas por todos os motoristas que usam as estradas.
Embora ainda não tenha data
para o lançamento das cartilhas,
as dicas já podem ser vistas na internet (www.sindetrans.com.br).
Segundo o presidente do Sindetrans, Wilson Piccolo Soares, 64,
cerca de 5.000 veículos -a maioria caminhões- circulam diariamente nos 60 caminhos alternativos da região. "É um absurdo o
preço dos pedágios. Eles [das concessionárias" não construíram
nenhuma estrada, pegaram tudo
pronto e só arrecadam", afirmou.
A região de Ribeirão tem 18 pedágios: seis controlados pela concessionária Triângulo do Sol, quatro pela Autovias, quatro pela
Vianorte e quatro pela Tebe.
De acordo com o Sindetrans, as
empresas de transporte de carga
da região gastam em média 27%
do faturamento bruto em pedágios. Com óleo diesel, as empresas
consomem 23%, em média.
Para o presidente do Movimento União Brasil Caminhoneiro,
José Carlos Gomes da Silva, desde
que as concessionárias começaram a cobrar pedágio por eixo dos
caminhões, há seis anos, o trabalho da categoria ficou "inviável".
Para Gomes, mesmo com a distância maior e o aumento dos gastos com combustível, as rotas de
fuga de pedágios compensam para o caminhoneiro.
Concessionárias
A assessoria das concessionárias Vianorte e Autovias disse que
o usuário é livre para optar entre
uma rodovia "que não tem nenhuma segurança, asfalto em más
condições e com falta de sinalização" e uma rodovia "com sinalização adequada, serviços de
emergência e que está em permanente manutenção".
A assessoria da Tebe disse que,
como as rotas de fuga "são cheias
de buracos", os caminhoneiros
precisam trocar de marcha muitas vezes, aumentando o gasto de
combustível. Segundo a concessionária Triângulo do Sol, a verba
arrecadada nos pedágios é utilizada em melhorias nas rodovias.
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