São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 2002

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ESTRADAS

Dicas, que estão na internet, visam caminhoneiros

Sindicato distribuirá cartilha com rotas para fugir de pedágios em SP

ALLAN DE ABREU
FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O Sindetrans (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Ribeirão Preto e região) vai distribuir uma cartilha informando rotas de fuga dos pedágios na região de Ribeirão Preto (314 km de SP) e de todo o Estado.
As cartilhas são destinadas aos caminhoneiros, mas as dicas podem ser usadas por todos os motoristas que usam as estradas.
Embora ainda não tenha data para o lançamento das cartilhas, as dicas já podem ser vistas na internet (www.sindetrans.com.br).
Segundo o presidente do Sindetrans, Wilson Piccolo Soares, 64, cerca de 5.000 veículos -a maioria caminhões- circulam diariamente nos 60 caminhos alternativos da região. "É um absurdo o preço dos pedágios. Eles [das concessionárias" não construíram nenhuma estrada, pegaram tudo pronto e só arrecadam", afirmou.
A região de Ribeirão tem 18 pedágios: seis controlados pela concessionária Triângulo do Sol, quatro pela Autovias, quatro pela Vianorte e quatro pela Tebe.
De acordo com o Sindetrans, as empresas de transporte de carga da região gastam em média 27% do faturamento bruto em pedágios. Com óleo diesel, as empresas consomem 23%, em média.
Para o presidente do Movimento União Brasil Caminhoneiro, José Carlos Gomes da Silva, desde que as concessionárias começaram a cobrar pedágio por eixo dos caminhões, há seis anos, o trabalho da categoria ficou "inviável". Para Gomes, mesmo com a distância maior e o aumento dos gastos com combustível, as rotas de fuga de pedágios compensam para o caminhoneiro.

Concessionárias
A assessoria das concessionárias Vianorte e Autovias disse que o usuário é livre para optar entre uma rodovia "que não tem nenhuma segurança, asfalto em más condições e com falta de sinalização" e uma rodovia "com sinalização adequada, serviços de emergência e que está em permanente manutenção".
A assessoria da Tebe disse que, como as rotas de fuga "são cheias de buracos", os caminhoneiros precisam trocar de marcha muitas vezes, aumentando o gasto de combustível. Segundo a concessionária Triângulo do Sol, a verba arrecadada nos pedágios é utilizada em melhorias nas rodovias.



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