São Paulo, sexta-feira, 11 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura cede e amplia circulação de caçambas

DA "FOLHA ONLINE"
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo cedeu e ampliou a circulação de caminhões de terraplanagem no centro expandido da cidade. Com a mudança, eles poderão circular das 21h às 16h, a exemplo do que ocorre atualmente em relação aos caminhões de concretagem.
Antes da mudança, os veículos de terraplanagem só podiam circular das 21h às 5h e das 10h às 16h. O pedido de mudança havia sido levado ao secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, na semana passada pelo sindicato dos condutores de cargas próprias. Na ocasião, Moraes afirmara que os sindicalistas explicaram que a terraplanagem -aterramento com entulho- é feita simultaneamente à concretagem.
O encontro entre o secretário e o sindicato foi agendado durante o protesto que parou a marginal Tietê na segunda-feira da semana passada.
O presidente do sindicato de cargas próprias, que representa os caçambeiros, Almir Macedo, disse que ficou satisfeito com a flexibilização anunciada.

Sem multa
Caminhões que forem parados na região central sem autorização especial da prefeitura para circular serão liberados das multas desde que apresentem o protocolo de solicitação.
A informação também foi divulgada ontem pela assessoria do Secretaria dos Transportes, após reunião em que sindicatos dos comerciários e da terraplanagem reclamaram da demora para obter o aval.
Em duas semanas, desde o início das restrições a caminhões no centro durante o dia, foram 4.230 pedidos. Cada autorização leva 15 dias para sair.
Segundo a secretaria, todos os caminhões de grande porte -mesmo os contemplados por exceções à proibição- devem obter junto à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) um documento que autoriza a circulação em apenas um trecho determinado.
Caminhões pequenos não precisam da autorização. Mas devem circular em dias alternados, em sistema de rodízio entre placas pares e ímpares.
(RICARDO SANGIOVANNI)



Texto Anterior: Outro lado: Metrô diz que grupo ainda não concluiu estudos e que texto não é sua opinião
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.