São Paulo, sábado, 11 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais 3 policiais são presos por extorsão

DA SUCURSAL DO RIO

Três policiais militares foram presos em flagrante na noite de anteontem, no Rio de Janeiro, após tentarem extorquir um carro com placa clonada de três homens que dirigiam o veículo.
Por intermédio de uma denúncia anônima, a polícia conseguiu flagrar o sargento Aarão Luiz da Silva e os soldados Marcelo Gouveia Bezerra e Marcelo Oliveira de Andrade no momento em que eles que exigiam R$ 1.120 de três homens que dirigiam o carro próximo a um shopping, em Campo Grande (zona oeste).

Outras irregularidades
De acordo com a Polícia Civil, além da tentativa de extorsão os policiais cometeram outras irregularidades. Durante o incidente, Silva, por exemplo, conduzia uma arma sem registro. Apesar de estar em disponibilidade, o soldado Andrade estava armado, o que não é permitido. Já o soldado Bezerra, que responde a processo administrativo, deveria estar detido no Regimento de Polícia Montada, onde era lotado.
Em depoimento à 35ª DP (Campo Grande), os policiais negaram as acusações.
Marcos Vinicius Ramos Costa, Cassiano Detomi e Anderson Elias Tavares, todos com 23 anos, que estavam com o carro com placa falsificada, foram autuados por receptação e estão presos na Polinter (Polícia Interestadual), no centro do Rio. Casos de policiais militares envolvidos em extorsões têm virado rotina no Rio nos últimos dois meses.
No dia 19 de julho, gravações do "Jornal Nacional", da TV Globo, mostraram nove policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar (praça da Harmonia) recebendo propina de traficantes do morro da Providência (zona central). As imagens revelaram que cada PM recebia R$ 20 mil por semana para não importunar os traficantes. Todos os envolvidos já estão presos.

Nove presos
Em 13 de julho passado, nove policiais da Focco (Força Tarefa de Combate ao Crime Organizado), da Secretaria de Segurança Pública), foram presos acusados de sequestro e tentativa de extorsão contra um taxista, no bairro da Piedade (zona norte). Os envolvidos prestaram depoimento para a Justiça na última quarta-feira e negaram as acusações.
A grande incidência de policiais envolvidos em irregularidades levou a Secretaria de Segurança Pública a iniciar um remanejamento de policiais. Nesta semana, por exemplo, 500 policiais do 14º BPM (Bangu, zona oeste) foram afastados e seis delegados perderam sua titularidade.



Texto Anterior: Rio: Morte de feirante deverá ser investigada
Próximo Texto: Presa quadrilha acusada de traficar droga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.