São Paulo, domingo, 11 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incentivo em dinheiro atrai policiais

DA REPORTAGEM LOCAL

O incentivo em dinheiro vem provocando, segundo a Folha apurou, uma verdadeira corrida para trabalhar nas polícias Civil e Militar de São Caetano.
Além do dinheiro, o município é considerado "bom", segundo alguns policiais que não quiseram se identificar, se comparado a alguns bairros de São Paulo e a outros municípios da Grande SP.
O próprio capitão da 4ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar de São Caetano, Antônio Luiz Valente, conta que "toda semana tem alguém querendo trabalhar ou ser transferido".
"É lógico que o pró-labore estimula o policial. Tem muita demanda de gente que quer vir trabalhar aqui, mas tenho uma capacidade limitada por lei e meu efetivo está quase completo."
Por lei, a PM da cidade pode ter 202 homens. Só há vagas, agora, para sargentos e oficiais.
Mas, para receber o adicional no salário, a lei municipal determina que o policial tenha pelo menos um ano de serviço contínuo em São Caetano.
A soldado Mônica Regiane Carvalho, 28, estudou na 3ª Escola da Polícia Militar de São Caetano. Por ter sido a terceira colocada nas provas do curso -que durou 13 meses- pôde escolher a cidade da região do ABC onde queria trabalhar. Preferiu ficar em São Caetano por ser uma cidade próxima ao bairro da Mooca (zona leste), onde mora.
Mas, como ela, outros policiais acreditam que a escolha por São Caetano seja influenciada, na maioria das vezes, pelo pagamento do pró-labore municipal.
Para Luis Antônio Souza, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, o pagamento do pró-labore é "absurdo".
"Fica parecendo que existe uma privatização da polícia. É a privatização de um serviço que é público. Se a minha cidade não pode pagar, o serviço dela é que fique ruim? Isso é inaceitável", afirmou.
Na opinião de Souza, a Prefeitura de São Caetano tomou uma medida prática: pagou o "plus" para evitar que o policial faça o bico, por exemplo. Mas lembra que a atribuição de melhorar o salário dos policiais é do Estado.



Texto Anterior: "Uso de presos em investigações é ilegal"
Próximo Texto: São Caetano: Investimentos em segurança não derrubam violência no município
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.