UOL


São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CURITIBA

Francis Ford Coppola pretende mostrar soluções urbanas viáveis em filme O cineasta Francis Ford Coppola, 64, disse ontem em Curitiba (PR) que "Megalópolis", seu próximo filme ainda em fase de pré-produção, pretende mostrar que é possível viver numa grande cidade e ter seus problemas urbanos resolvidos por soluções de baixa tecnologia.
Em entrevista coletiva, o diretor contou que a história vai se passar numa Nova York que pode surgir daqui a 20 ou 50 anos. Com o filme, ele também pretende traçar um paralelo entre a influência americana no mundo atual com a hegemonia conquistada pelo império romano.
Coppola está em Curitiba há oito dias pesquisando exemplos de projetos com a filosofia de facilitar o cotidiano do cidadão. O diretor disse que a capital do Paraná reúne idéias que vão estar no filme. A obra ainda não tem data para começar a ser rodada e está orçada em US$ 60 milhões.
Para Coppola, o sistema de transporte coletivo de Curitiba, por exemplo, impede que as ruas fiquem lotadas de carros e apareçam congestionamentos. O sistema tem linhas que passam por vias exclusivas, o que aumenta a velocidade e a pontualidade dos ônibus. Ele achou a cidade limpa, elogiou o programa de reciclagem do lixo, mas chamou a atenção pelo fato de ter encontrado muitos prédios e fachadas pichados.
Coppola deixa Curitiba hoje e continua sua pesquisa em Foz do Iguaçu. Depois vai para Salvador e Rio de Janeiro. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA)

Texto Anterior: Centenário: Centro Acadêmico XI de Agosto dará início hoje à sua programação comemorativa
Próximo Texto: Rio: Presídio pronto desde maio está vazio
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.