São Paulo, terça-feira, 11 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Foram 32.503 focos neste ano

Embrapa vê aumento de 35% em queimadas

ANA PAULA MARGARIDO
DA FOLHA CAMPINAS

O índice de queimadas no Brasil aumentou 35% em agosto de 2001 em relação ao mesmo período do ano passado. A informação foi fornecida pela Embrapa Monitoramento por Satélite, em Campinas (95 km de São Paulo).
O satélite norte-americano Noaa (Administração Nacional Atmosférica e Oceânica) registrou 32.503 focos de queimadas em agosto deste ano, contra 24.031 em agosto de 2000.
O número de queimadas no mês passado só perde para os anos de 1999 e 1998, quando os satélites mostraram, respectivamente, 39.630 e 35.412 focos, de acordo com a Embrapa.
Normalmente, a queimada é usada para renovar pastagens, com o objetivo de eliminar plantas "invasoras". Mas pode fugir do controle do agricultor e dar origem a um incêndio.
Neste final de semana, Campinas registrou três focos de incêndio nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Em Campinas, foram detectados 80 pequenos focos de queimadas ontem.



Texto Anterior: Entidade pedirá que piscinão seja investigado
Próximo Texto: Restauração: "Fonte dos desejos" volta a funcionar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.