São Paulo, sábado, 11 de setembro de 2004

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TRÂNSITO

Tráfego no túnel sob a Faria Lima será liberado dois meses antes do previsto graças a gasto maior e obra noturna

Passagem na Rebouças será aberta amanhã

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

Gastos maiores e obras até de madrugada. Com essa fórmula a Prefeitura de São Paulo conseguiu antecipar em dois meses a entrega do túnel da avenida Rebouças sob a Brigadeiro Faria Lima, nos Jardins (zona oeste da cidade).
A liberação ao tráfego está marcada para as 16h de amanhã, exatamente 21 dias antes do primeiro turno das eleições municipais. A prefeita Marta Suplicy (PT) é candidata à reeleição.
Pelo contrato assinado em 2003, as empreiteiras teriam um prazo de até 18 meses para entregar a obra -o que venceria em junho de 2005. Em março deste ano, no entanto, a prefeitura alegou dificuldades técnicas imprevistas e mudou o projeto. A passagem subterrânea ficou mais longa e profunda e seu custo subiu de R$ 65,3 milhões para R$ 97,4 milhões -um aumento de 49,16%. Na época, a prefeitura reagendou a inauguração para novembro.
A Folha apurou que a ordem para acelerar as obras partiu do gabinete de Marta Suplicy ainda no primeiro semestre. Quem participou de reuniões do comando de seu governo e de sua campanha eleitoral ouviu a avaliação de que a confusão no trânsito estava atrapalhando o desempenho eleitoral da prefeita.
Como o novo projeto do túnel estabelecia outro padrão construtivo, as empreiteiras puderam trabalhar também durante a noite, antecipando o prazo de entrega -mesmo que sob reclamação de vizinhos dos canteiros da obra, que aturaram o barulho das máquinas de madrugada.
A estratégia da prefeitura de antecipar a entrega de uma obra incômoda já havia sido adotada na última segunda-feira, quando foi liberado para o tráfego o túnel Max Feffer, que sai da avenida Cidade Jardim e passa sob a avenida Brigadeiro Faria Lima.
Nesse caso, o aditamento no preço foi de 47,1%, passando de R$ 82,8 milhões para R$ 121,8 milhões. As mudanças no projeto dos túneis foram semelhantes.
Outro exemplo de alteração viária que coincide com a eleição é o prolongamento da Radial Leste, parte do pacote de obras numa região eleitoralmente importante. A previsão de entrega de todo o projeto era até 2006. Mas dias atrás parte da Radial já foi entregue. O restante ficou para o final de 2005.
O secretário de Projetos Especiais da prefeitura, Valdemir Garreta, nega que haja exploração eleitoral . "Aceleramos a obra para eliminar o transtorno o mais rápido possível, mas não houve nenhum viés eleitoreiro", afirma Garreta.

Corredor na Rebouças
Ontem, ao visitar o canteiro de obras do túnel (que se chamará Jornalista Fernando Vieira de Mello), a prefeita também anunciou para hoje o início da operação parcial do corredor de ônibus Francisco Morato-Consolação, cujo modelo estrutural é chamado de Passa-Rápido pela gestão.
Mas o corredor, que ligará o centro à zona sul, passando pela região oeste, será liberado incompleto. Ainda há postes sendo retirados e cabos que precisam ser enterrados. Além disso, os pontos de ônibus na região da Francisco Morato não estarão do lado esquerdo da via, o que obrigará os veículos a mudar de faixa em parte do percurso.
Na avenida Rebouças, o corredor só estará liberado a partir de segunda. Até lá funcionará o itinerário alternativo que está em vigor nos últimos meses.
Cerca de 400 fiscais atuarão na região para orientar motoristas e passageiros. Modificações podem ser feitas nos próximos 90 dias.


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