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TRÂNSITO
Tráfego no túnel sob a Faria Lima será liberado dois meses antes do previsto graças a gasto maior e obra noturna
Passagem na Rebouças será aberta amanhã
FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL
Gastos maiores e obras até de
madrugada. Com essa fórmula a
Prefeitura de São Paulo conseguiu
antecipar em dois meses a entrega
do túnel da avenida Rebouças sob
a Brigadeiro Faria Lima, nos Jardins (zona oeste da cidade).
A liberação ao tráfego está marcada para as 16h de amanhã, exatamente 21 dias antes do primeiro
turno das eleições municipais. A
prefeita Marta Suplicy (PT) é candidata à reeleição.
Pelo contrato assinado em 2003,
as empreiteiras teriam um prazo
de até 18 meses para entregar a
obra -o que venceria em junho
de 2005. Em março deste ano, no
entanto, a prefeitura alegou dificuldades técnicas imprevistas e
mudou o projeto. A passagem
subterrânea ficou mais longa e
profunda e seu custo subiu de
R$ 65,3 milhões para R$ 97,4 milhões -um aumento de 49,16%.
Na época, a prefeitura reagendou
a inauguração para novembro.
A Folha apurou que a ordem
para acelerar as obras partiu do
gabinete de Marta Suplicy ainda
no primeiro semestre. Quem participou de reuniões do comando
de seu governo e de sua campanha eleitoral ouviu a avaliação de
que a confusão no trânsito estava
atrapalhando o desempenho eleitoral da prefeita.
Como o novo projeto do túnel
estabelecia outro padrão construtivo, as empreiteiras puderam trabalhar também durante a noite,
antecipando o prazo de entrega
-mesmo que sob reclamação de
vizinhos dos canteiros da obra,
que aturaram o barulho das máquinas de madrugada.
A estratégia da prefeitura de antecipar a entrega de uma obra incômoda já havia sido adotada na
última segunda-feira, quando foi
liberado para o tráfego o túnel
Max Feffer, que sai da avenida Cidade Jardim e passa sob a avenida
Brigadeiro Faria Lima.
Nesse caso, o aditamento no
preço foi de 47,1%, passando de
R$ 82,8 milhões para R$ 121,8 milhões. As mudanças no projeto
dos túneis foram semelhantes.
Outro exemplo de alteração viária que coincide com a eleição é o
prolongamento da Radial Leste,
parte do pacote de obras numa região eleitoralmente importante. A
previsão de entrega de todo o projeto era até 2006. Mas dias atrás
parte da Radial já foi entregue. O
restante ficou para o final de 2005.
O secretário de Projetos Especiais da prefeitura, Valdemir Garreta, nega que haja exploração
eleitoral . "Aceleramos a obra para eliminar o transtorno o mais
rápido possível, mas não houve
nenhum viés eleitoreiro", afirma
Garreta.
Corredor na Rebouças
Ontem, ao visitar o canteiro de
obras do túnel (que se chamará
Jornalista Fernando Vieira de Mello), a prefeita também anunciou
para hoje o início da operação
parcial do corredor de ônibus
Francisco Morato-Consolação,
cujo modelo estrutural é chamado de Passa-Rápido pela gestão.
Mas o corredor, que ligará o
centro à zona sul, passando pela
região oeste, será liberado incompleto. Ainda há postes sendo retirados e cabos que precisam ser
enterrados. Além disso, os pontos
de ônibus na região da Francisco
Morato não estarão do lado esquerdo da via, o que obrigará os
veículos a mudar de faixa em parte do percurso.
Na avenida Rebouças, o corredor só estará liberado a partir de
segunda. Até lá funcionará o itinerário alternativo que está em vigor nos últimos meses.
Cerca de 400 fiscais atuarão na
região para orientar motoristas e
passageiros. Modificações podem
ser feitas nos próximos 90 dias.
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