São Paulo, segunda-feira, 11 de setembro de 2006

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Consumo

Leitor critica banco por cobrar serviço que não será prestado

DA REPORTAGEM LOCAL

Clayton Rodrigues tem um cartão de crédito de administração da Unicard (marca Unibanco). O cliente pediu, via central de atendimento, um desconto no valor da anuidade. Ao saber que o desconto oferecido pelo banco foi inferior ao desconto dado por outras operadoras de cartão de crédito, solicitou o cancelamento, que foi realizado.
"Porém, um terço da anuidade foi cobrada na fatura vencida em 2/7/06, que equivale a um terço da tarifa de manutenção do cartão pela prestação de serviços para o próximo ano. Solicitei o reembolso proporcional ao tempo que utilizei o cartão. O atendente se limitou a me dizer que isso não era possível por ser um procedimento padrão do banco e que nada mais poderia fazer, se negando a devolver o dinheiro", conta.
O leitor critica a posição irredutível do banco. "Trata-se de apropriação indevida de recursos, pois foi cobrado um serviço que não será prestado, já que o cartão foi cancelado. Quanto a valores, são quantias irrisórias, mas acredito serem de direito."

Resposta: O banco informa que, quando há solicitação de cancelamento de cartão Unicard, efetua o ressarcimento proporcional da anuidade, referente ao período em que o cartão não foi utilizado. O Unibanco diz ter providenciado o crédito proporcional da anuidade em uma fatura final a ser encaminhada ao endereço do leitor. "Lamentamos o inconveniente quanto à demora no processamento das informações."


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