São Paulo, Sábado, 11 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arcebispo pediu afastamento de padre

da Agência Folha, em Maceió

O arcebispo de Maceió, d. Edivaldo Amaral, afirmou ontem que propôs no mês passado à Congregação Sagrado Coração o afastamento do padre de Porto Calvo, Expedito Barbosa, citado em inquérito como usuário de uma suposta rede de prostituição de adolescentes.
"Caso a Congregação Sagrado Coração, à qual pertence o padre de Porto Calvo, não o afaste, tomarei essa iniciativa", afirmou o arcebispo.
O arcebispo afirmou que tomou conhecimento informal das denúncias contra o padre no mês passado, portanto, antes de o caso chegar à polícia. "Havia um rumor sobre isso", afirmou.
Segundo ele, a sugestão para o afastamento do padre Barbosa foi feita à Congregação Sagrado Coração, que tem sede em Recife (PE), no último dia 28, durante o enterro de d. Hélder Câmara.
O padre não prestou depoimento ontem ao delegado José Levino de Oliveira, como estava programado.
O delegado informou que o padre avisou que teve de viajar com urgência para Recife para atender convocação de seus superiores.
O padre seria o primeiro citado como "usuário" da suposta rede de prostituição de adolescentes a prestar depoimento à polícia.
Segundo o delegado, os depoimentos dos fazendeiros e do ex-prefeito Telmo Henrique começam na próxima semana.
O ex-prefeito não estava ontem na cidade, conforme informaram em sua casa.

Outro lado
A Agência Folha conseguiu localizar apenas o fazendeiro José Falcão, 68, que negou qualquer envolvimento.
"Sou velho demais para pensar em sexo. Estamos sendo acusados por uma louca. Essa mulher (a juíza) não merece crédito. Se o padre, que é meu amigo, for tarado como ela está dizendo, que mandem um padre bicha para a cidade e, assim, acabam com o problema."
A Agência Folha não conseguiu localizar os fazendeiros Moacir Brêda e Ormindo Uchou, também citados no inquérito.
Em suas casas, familiares informaram que eles estavam viajando.


Texto Anterior: Juíza afirma que toda a cidade sabia
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.