São Paulo, Segunda-feira, 11 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍCIA
Houve troca de tiros e um acusado de tráfico morreu
PF apreende 245 kg de crack no interior de SP

ELI FERNANDES
free-lance para a Folha Campinas

A Polícia Federal apreendeu ontem cerca de 250 quilos de crack. Foi a maior apreensão da droga no país, segundo a polícia. O crack foi encontrado entre os municípios de Piracicaba e São Pedro e era trazido em um avião Cesna que vinha da Bolívia e trazia ainda 50 quilos de cocaína pura, segundo o delegado da PF em São Paulo Gilberto Tadeu Vieira Cezar.
Durante a operação, feita em conjunto por policiais de São Paulo e Londrina (PR), um homem que é acusado de tráfico e não teve o nome divulgado, foi morto em troca de tiros a PF.
O avião pousou em uma lavoura de cana a aproximadamente 20 quilômetros da região central de Piracicaba (a 170 km de São Paulo), onde era esperado pela PF.
Outros dois homens que estavam no avião fugiram e conseguiram se esconder no canavial. Apenas um, acusado de tráfico internacional, foi preso.
A PF não divulgou o nome de nenhum dos acusados, nem o local onde vem sido mantido o suposto traficante preso, alegando medidas de segurança para evitar um resgate e para dar continuidade às investigações, que podem identificar outras conexões de tráfico.
"Eles usavam armamento pesado, o que indica ser uma quadrilha poderosa. A curiosidade é que, provavelmente, a droga foi trazida diretamente de um laboratório de refino da Bolívia", disse o delegado do Setor de Comunicação Social da PF.

Armas
Segundo ele, foram apreendidas ainda uma pistola calibre 40, de fabricação alemã, com mira a laser, cujo uso é proibido no Brasil -inclusive para a polícia e para as Forças Armadas.
Também foram apreendidas uma pistola 9 milímetros, de fabricação israelense, e dois revólveres calibre 38. "Os que fugiram ainda levaram mais armas", disse o delegado.
De acordo com Cezar, as investigações começaram há cerca de um mês.
A operação de anteontem terminou por volta de 23h e foi montada há uma semana, quando os policiais federais teriam sido informados do transporte da droga para o Brasil.
O delegado da PF disse que o avião foi rastreado e que, anteontem, todas as pistas de pouso da região de Campinas foram monitoradas pela polícia. Cezar disse que está sendo investigada a procedência do avião.
Ele disse que a droga seria transportada da pista do canavial em uma camionete Silverado, também apreendida pelos policiais.
"A partir daí eles começariam a fazer a distribuição entre diferentes traficantes", afirmou.



Texto Anterior: Personalidade: Pai de Matinas Suzuki morre sem concluir segundo livro
Próximo Texto: Ator morre aos 76 anos nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.