São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Alunos da USP protestam contra a reitoria e PMs no campus

DA REPORTAGEM LOCAL

Aproximadamente 200 alunos da USP fizeram ontem uma passeata pela zona oeste de São Paulo, com protestos contra a direção da universidade. Os manifestantes afirmam que a instituição vem cerceando a liberdade dos estudantes e citam como exemplo a punição a 74 universitários da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo).
Esses estudantes foram notificados por participar de festas na faculdade, que estão proibidas desde o início do ano na escola, em conseqüência do início do curso noturno de design.
Os alunos afirmam também que a presença da Polícia Militar no campus está mais ostensiva, o que aumenta o clima de repressão contra os estudantes.
A esses fatos, os universitários acrescentam a instalação de 168 câmeras, a proibição de panfletagem na instituição e a possibilidade de alguns centros acadêmicos da USP perderem parte dos seus espaços.
Com faixas com os dizeres "fora PM das escolas" e "não à repressão na USP", os alunos caminharam da Cidade Universitária até o largo de Pinheiros, entre as 16h e as 18h, o que prejudicou o trânsito na região.

Reitoria
Por meio da assessoria de imprensa, a reitora da USP, Suely Vilela, afirmou que nenhuma das medidas criticadas pelos alunos foram adotadas recentemente. Em relação à PM, ela disse que o policiamento sempre esteve no campus.
(FÁBIO TAKAHASHI)


Texto Anterior: Kassab amplia verba para publicidade em 2007
Próximo Texto: Trânsito: Conserto segue junto a buraco na Pompéia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.